Curso Superior Livre de Filosofia Maçônica?!

Primeiro: A Maçonaria não tem um livro fundamental, uma obra filosófica especifica, aliás, na maçonaria procura-se absorver o que tem de melhor nos sistemas filosóficos existentes. Essa característica a faz ser uma instituição, além de filantrópica, filosófica.

Segundo: A Maçonaria Regular (GOB, CMSB e COMAB) é uma Instituição Soberana e que reserva direitos que não permitem a ninguém praticá-los sem sua autorização. Portanto, nosso curso é algo independente dessas Instituições. O fato de sermos membros regulares, não nos autoriza a falar ou praticar qualquer coisa em nome delas.

Terceiro: A Maçonaria Regular insentiva, por outro lado, que seus membros propaguem a cultura do cohecimento, o que não gera vinculo institucional com Ela. É isso que estamos fazendo, inspirando por esse espírito de que só atráves da cultura, do conhecimento, que um país pode ser uma nação boa para todos. Nosso curso, então, procura ofertar para pesssoas ligadas à Maçonaria ou não um curso de nível Superior que trate de modo sistemática e Acadêmico a Filosofia secular e suas implicações com a Maçonaria.
Por que curso Superior?

            Quando planejamos o Curso Superior de Filosofia Maçônica nosso propósito é garantir aos participantes o acesso ao conhecimento Filosófico e de suas implicações com a Maçonaria de modo sistemático. Sistematicidade que é própria de um curso Superior e que permite tratar temas de Filosofia de modo profissional e não amador.
            Nosso Curso Superior de Filosofia Maçônica é de natureza Livre. Isso quer dizer que até esse momento ele não confere títulos com válidade Acadêmica e se inscreve na esfera de prestação de serviços culturais. Temos a intenção de fazer desse curso uma graduação em filosofia, com título acadêmico, mas isso, no momento, encontra-se em tramitação de parceria e não podemos propagar algo que ainda não exista.  Nosso empenho é em apresentar algo inovador para o público de Maçons brasileiros e que o título seja apenas uma ilustração de algo que na realidade é pujante.
           
Motivação do Curso
            Assiste-se uma intensa procura pelo saber que verse sobre o humano e não apenas de suas invensões técnicas. Aliás, nota-se que o grau de excelência tecnológico não é acompanhado em geral pelo mesmo progresso no campo do humano. Temos, por exemplo, alta tecnologia de processamento de dados sendo subutilizada em um “orkut”. Certamente o instrumento é, como tal, apenas instrumento. A questão, portanto, é o de conteúdo humano, que é bestializado pelo consumo compulsivo turbinado pelos meios de comunicação para massa. Para alguns analistas toda a sociedade sucumbiu-se às promessas do consumismo. Por outro lado, pensamos que não é bem assim. Existem pessoas, e não são poucas, que não aceitam isso, ou seja, não aceitam que a vida deva ser reduzida ao consumo de bens.
            Essas pessoas que não concordam em consumir pelo consumir encontram um pequeno problema. A recusar uma vida de consumo de bens eles não encontram um local para levar uma vida cultural sadia. Onde levar os filhos e retira-los dos “vídeo-game” ou da televisão? As universidades, no seu cotidiano, não são mais formadoras, não conseguem consiliar as varias dimensões do humano na formação acadêmica. As Igrejas, mesmo as que tem lastro social e seriedade, encontram-se, também, consumidas pelas suas diretrizes hierarquicas. Resta ao “membro” apenas assistir ao culto ou missa. Nos grandes centros urbanos temos alguns poucos lugares, mas mesmo esses não conseguem ser referência aconchegante para se cultivar nas várias dimensões do humano.
            Conscientes desses dilemas é que nosso Curso de Filosofia Maçônica pretedem acolher a você que não dispensa a racionalidade para cultivar seu espírito nas várias dimensões que o compõe. Ser um ser pensante é algo que se dá em meio a Fraternidade, não dá para separar a vida em seguimentos. Foi pensando nessas necessidades humanas que observamos a pertinência de nosso fazer. A Ordem Maçônica, ou simplemente Maçonaria, é um modelo que consilia esse estilo de formação integral e vem a calhar esse instrumento de promoção cultural. 

Comentários

Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Kely Magalhães disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cídio Lopes disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Postagens mais visitadas deste blog

Instrução de Companheiro Maçom

Qual é o seu motivo para entrar na Maçonaria?