O que é ser iniciado: pate 1?

Existem vários modos de abordar essa questão. O escritor Nicolas Aslan faz menção à etimologia da palavra e que nos lembra de ser "introduzido" a algo. Mas não se trata de qualquer introdução, mas algo que atinge a consciência da pessoa.

Ser iniciado não é uma prerrogativa da Maçonaria, mas ao ser batizado em qualquer Igreja, sobretudo as cristãs, podemos também falar de iniciação. Jesus nesse sentido começa sua missão após ser batizado por João Batista, o que, para muitos, demarca uma iniciação de Jesus.

Ademais, a iniciação tem dois caráter. Um é mais por fora, é como se entra na Ordem. Outro, e mais difícil, é o desenvolvimento pessoal, desenvolvimento da personalidade da pessoa.

Ser Iniciado é ter um dado nível de consciência; ser capaz de perceber as beleza das coisas mais simples até as mais complexas.

Ser Iniciado não faz da pessoas ter super-poderes ou ter benefícios capitalistas. Não facilitas as compras nas Casas Bahias, não arruma emprego.

Aliás, vários procuram a Maçonaria com essa idéia. Certamente não ficam muito tempo, pois na Maçonaria as coisas não são milagrosas. Pagamos conta de água, IPTU (diferente das Igrejas que não pagam), e outras coisas. E ainda ajudamos em obras Filantrópicas.

Ser Iniciado é ser humilde.

Ir. Prof. Roberto Monteiro, para AMF.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elle

Instrução de Companheiro Maçom

10 motivos para você não ser maçom