Qual livro ler sobre Maçonaria?

É com encontrarmos pessoas querendo se informar sobre o que é maçonaria. Lembro-me que por ocasião de minha formatura de Ensino Médio (Antigo Segundo Grau) estive em uma comemoração no salão da Loja Maçônica de Conselheiro Pena (MG). Não contive o desejo de conhecer o interior do templo, o que nos foi permitido, antes sob uma prévio exame do templo por parte de uma pessoa que ali trabalhava. Tudo liberado lá fomos. 


Este foi quase que o único jeito de saber sobre Maçonaria que encontrei naqueles tempos. Depois desse contato um outro chamou-me atenção, em viagem por esse Brasil, estava na rodoviária de Goiânia onde encontrei com uma livraria com várias revistas sobre maçonaria. Aquilo foi para mim uma surpresa imensa, mas acabei por não adquirir nada. 

O tempo passou e com o advento da internet basta digitar: "maçonaria". O que sucede por algumas centenas de páginas. Tem-se de imediato uma miríade de possibilidades para se conhecer a Ordem. Contudo, tenham cuidado, pois tem muita coisa que não presta. 


Primeiro, por se tratar de uma tradição baseada e com um traço muito forte de oralidadade (de boca a ouvido) criou-se o hábito na Maçonaria em não escrever longos tratados. A fraternidade e o mistério que cerca ela são cultivados fora dos livros. O que dá exatamente vida a Fraternidade e não meros amontoados de papel. Desse modo ocorre que há muito mais a presença dos detratores da ordem na Internet do que aqueles que a defendem. Até porque a qualidade dos difamadores é bizarra. 

De certo modo quem procura saber o que é a ordem fica quase na mesma ou até pior do que eu lá pelos idos de 1994. Tudo e nada tem bastante semelhança no que toca à informação. 

Posso indicar um site que tem muito conteúdo que em geral interessa ao Maçom. Necessariamente todo o conteúdo do site é maçônico. www.levir.com.br e www.esoterica.fm que é uma rádio com ótimas músicas para se relaxar. O Editor desse site é uma pessoa muito interessante e culta. Ele se dedica a um trabalho de formiguinha, mas que tem uma ótima qualidade atestada aliás, por um grande jornal de São Paulo. 

Autores de livros existem aos montes e que publicam os chamados livros "esquisotéricos". A palavra não existe é uma brincadeira que procura unir as palavras esquisitos e esotéricos, pois são livros que não levam a lugar algum e são mais auto-ajuda do que livros de Filosofia Maçônica e coisas afins. Esotérico quer dizer "dentro" ou os de dentro. Eram chamados ensinamentos esotéricos os conhecimentos que os Mestres destinavam aos seus discípulos mais adiantados e "exotéricos" para o público de fora. 

Indico basicamente todos os livros de Nicolas Aslan e Jorge Adoum. O primeiro é bem raro e tem um ou dois volumes sendo publicados pela editora Trolha Maçônica. O outro é pela Editora Pensamento. Aliás, a Editora pensamento é uma excelente fonte para estudos esótericos em língua portuguesa. 


Enfim, por hoje é isso. Os livros dos autores podem ser adquiridos por uma mega Loja de livros virtual. Trata-se do http://www.estantevirtual.com.br/ 

Bons estudos a todos e até breve. 

Ir. Me. Almeida, MM




















Comentários

Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Arnaldo Ribeiro disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Arnaldo Ribeiro disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Arnaldo Ribeiro disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Arnaldo Ribeiro disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cídio Lopes disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o interesse em fazer da Síria a nova Bósnia?

Cuba elimina transmissão da Aids entre mãe e filho!

Raskolnikov me persegue