Propósito da Academia Maçônica de Filosofia




por Ir. Almeida, MM


Como nome e endereço quase fixo, já que ainda não contamos com lugar exclusivo e sim com o salação de nossa Loja, pretende-se com esse projeto de cultura promover a Filosofia.
Filosofia enquanto conhecimento que caracteriza ou fundamenta todo o modo de pensar dito ocidental. Essa aporte teórico que pretendemos navegar é exotérico e pode ser encontrado em um curso superior de Filosofia, enquanto uma carreira acadêmica do  conhecimento.

A idéia de ser Maçônica é pelo modo de confraria que se pretende dirigir os trabalhos, isto é, sendo radical na idéia de Filosofia como amor ao saber, o amor fraternal é sem dúvidas o melhor seio para se gestar idéias que não são meras divagações de um sedentário urbano.

A vida em comunidade nos revela a face do outro, como dirá Levinás, e isso implica que nosso conhecimento filosófico deva ser ético, antes de tudo.

Isto é um pouco do que é a AMF. Seus trabalhos consistem em leitura de obras e produção de reflexões filosóficas. Tradução de material sobre Maçonaria, especialmente produzidos em Francês e Alemão. Ensino de Filosofia fora dos espaços escolares, à moda das antigas confrarias da Grécia Clássica, na qual a amizade é o motor da boa conversa e da dialética socrática.

Nos próximos textos (post's) vamos falar mais do que é uma Acadêmica Maçônica de Filosofia.
Há, ser crítica também é a marca das atividades.

Ir. Me. Almeida, MM


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elle

Instrução de Companheiro Maçom

10 motivos para você não ser maçom