Trabalho de Filosofia?

Em geral a matéria de Filosofia caracteriza-se pela atividade da escrita e o debate. Porém, algumas coisas são necessárias de serem ditas sobre estas duas atividades comum na vida do estudante.

A escrita da filosofia e os debates diferem um pouco das demais matérias da escola. Geralmente acostumamos a "achar" as coisas e "dá" nossa opinião sobre elas. Bem no estilo dos programas de tv, mas é aí que a Filosofia começa a ficar diferente.

Em geral os alunos são convidados a não "achar", mas pensar. Pensar em filosofia é um elemento muito importante, podemos comparar como os números da matemática e a necessidade de saber a "tabelinha" para futuras operações nesta disciplina.



O pensar da filosofia não é qualquer pensar, pois todos nós já pensamos. A filosofia nos propõe pensar coisa inusitadas e que podem, de início, até parecerem tolas, mas, com o tempo, iremos notar o quanto é importante se perguntar, por exemplo, não só "quantas horas?", mas "o que é o tempo?".

Pensar em filosofia é isto: fazer perguntas que tem aparência de inusitadas.

A segunda atividade da filosofia é a produção de redação. Como na atividade de pensar, por aqui também temos diferenças e a semelhança com uma redação de português para nas aparências. Quando observado mais de perto, notamos que redigir em Filosofia não é apenas um mero ato de produção de ficção literária, mas é fruto e expressão de idéias. O pensamento sobre uma obra de arte ou sobre a política é expresso na escrita e por isso faz da redação filosófica uma atividade distinta das de outras matérias.

Serão essas as novidades que os alunos de 1ª séria do Ensino Médio irão encontrar na nova matéria de Filosofia.

Até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o interesse em fazer da Síria a nova Bósnia?

Cuba elimina transmissão da Aids entre mãe e filho!

Raskolnikov me persegue