A novela: Academia Superior Maçônica



Recentemente alguém da Academia Superior Maçônica solicitou uma reunião conosco para debatermos e fazermos esclarecimentos mútuos, pois, segundo o e-mail, este site está sendo injusto para com o trabalho deles. 

Nossa sugestão, de imediato, é o debate aberto sobre tais pontos de vista. Em nossas reflexões também nos perguntamos se de fato não estávamos sendo intransigente para com os outros. 

Nossa preocupação, que reiteramos neste post novamente, é debater apenas. Debater com responsabilidade. Postura, por exemplo, que nos faz sempre demonstrar a partir do que dizemos isto ou aquilo. E neste sentido, procuramos limitar nossas reflexões por duas fontes: depoimentos e o texto do próprio site da Academia Superior... Os depoimentos são de duas ordens: postados no site, e de conto com os próprios candidatos. (os tais candidatos da Academia)

Este exercício, para quem acompanha o conteúdo de nosso blog e as atividades da Academia Maçônica de Filosofia, é o mais salutar e não visa interesse outro, a não ser qualificar o debate em torno do tema Maçonaria. 

Como informamos em e-mail à pessoa que nos solicitou uma reunião com a Academia Superior, nossa base de discordância se aplica aos textos que encontramos na internet. Do mesmo modo que eles podem manifestar suas convicções sobre Maçonaria ou discordar de nós,  nos sentimos, e sempre com respeito, de manifestar que nossas definições sobre Maçonaria são diferentes em alguns pontos. Propomos, portanto,  através de nossos textos um contraponto, uma outra argumentação, que difere da deles, no que toca à Maçonaria. 

Neste sentido, encontramos uma peça publicitária acerca da tal Academia que julgamos ser reflexo deste pontos de vista fundamentais entre nós e eles.



(esta propaganda é apresentada alheatóriamente, por isto, ao visitar o blol do link você pode não encontrar a mesma propaganda.)

A propaganda encontrava no blog acima citado, daquelas que são veiculadas pelo google.
Como sempre dizemos, isto é perfeitamente Legal. O que discordamos, e ainda bem que podemos fazer isto em uma sociedade liberal, são questões de ordens conceituais.

A discussão é se uma propaganda desta não fará da Maçonaria uma versão da IURD. Se este tipo de chamada, que pode parecer estratégica e de vanguarda, não é mesmo a natureza do trabalho, o fim mesmo, isto é, na propaganda, que parece se enquadrar dentro das mercadorias modernas, não estaria mesmo o que vai suceder depois? Se sim, manifestamos nossa discórdia, pois concebemos maçonaria não como promessas milagrosas, muito menos como lugar de uma cultura virtualizada, ainda que simbólica, e que devemos recorrer para sanar dor de dente, ou aos apelos midiáticos.

Esperamos que tais refexões não sirvam para difamar a Academia Superior Maçonica do Brasil. Nossa intenção, vale sempre repetir, é o debate; por isto esperamos daqueles que nos procuraram via e-mail que apresente seu contraponto que iremos publicá-los na integra neste espaço virtual. 

Pensamos que fazer este tipo de pergunta não é desmoralizar nossos interlocutores, ao contrário é tê-los em conta, pois poderíamos apenas ignorá-los como existentes.

Da Academia Maçônica de Filosofia.

Comentários

Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Viccttor Beck disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cídio Lopes disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Cídio Lopes disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Quando um sábio disse hà dois mil anos; que a palavra escrita mata más o espirito vivifica, ele quiz dizer que o que realmente importa é o que as palavras querem fazer-se compreender, ou seja a essência das coisas, dos seres e das palavras, quero parabenizar a academia maçonica de filosofia, que tem com toda propriedade conceituado opiniões.
Anônimo disse…
A maçonaria é universal, qualquer um pode abrir um estabelecimento, colocar o simbolo da ordem e se intitular loja maçônica. Estudei a filosofia maçônica por três anos,mas quando me tornei maçom descobri que havia tido só um vislumbre do que é a verdadeira maçonaria.alguns no afã de autointitular-se maçom, que infelizmente não seriam recebidos em uma loja reconhecida por não possuem um perfil maçônico caem nestas arapucas destes pseudos maçons, quando enchem os bolsos de grana,vendo que já estão manjados na praça batem colunas,tiram seu time de campo,abrem outra loja com as mesmas figurinhas carimbadas na liderança,e outro nome chamativo, e ai começam tudo de novo,eu não estou generalizando,existem muitas lojas independentes praticando a verdadeira maçonaria,mas existe um provérbio que consta no Livro da Lei que diz o seguinte: é pelos frutos que se conhece a arvore,desculpem-me se fui agressivo em minhas conclusões, contundente eu diria
Anônimo disse…
Mas enfim a Academia Superior Maçônica, é licita?
Este recrutamento é sério ?
Anônimo disse…
Olá caro Anonimo do dia 26

Se ela é licita. Sim, pois até onde sei o termo 'maçonaria' não é uma franquia. Depois, os métodos de ensino da maçonaria também não são privados ou de um grupo.

Em termos de Lei Brasileira, qualquer cidadão brasileiro pode 'prestar' os serviços culturais que envolvem a maçonaria.

Por serviços culturais podemos compreender: ensinar a ser democrático, ensinar valores éticos que sejam os mesmos que orienta as Leis brasileiras.

A maçonaria, por exemplo, não pode ser utilizada para 'associação ao tráfico de ilicitos', sonegar impostos; utilização privilegiada de informações governamental, etc.....


Sendo assim, a Academia Superior é Licita.
A sua pergunta pode ser formulada de outro modo: Essa Academia pertence à Maçonaria Histórica? Aí a resposta é não.

Se você quer visitar uma Loja na França ou na Inglaterra, ou ali, no sul de minas, você não conseguirá.

Mas pode-se lançar outra pergunta: a Academia Maçônica de Filosofia é Maçonaria? Não. Se você ler nossos textos no blog ou no site, verá que não. No site tem um bom texto que explica isso. Portanto, se você perguntar para alguém da Academia M. de Filosofia eles lhe dirão: procure outro lugar.


Outra característica nossa: não lhe cobramos nada. Quando você se dispõe a fazer algum curso conosco, só exigimos seu intelecto; seu tempo para se dedicar a estudar. Se você não tiver tempo e intelecto, lhe aconselhamos a adquirir as duas coisas, depois pode voltar que será muito bem vindo.



Fraterno Abraço.
Almeida
Anônimo disse…
Eu só RECONHEÇO estas potencias maçônicas como regulares: O GOB: GRANDE ORIENTE DO BRASIL, A GLESP:GRANDE LOJA DE SÃO PAULO E O GOP:O GRANDE ORIENTE PAULISTA, O RESTO DEIXA MUITO A DESEJAR,RECRUTAR MAÇOM PELA INTERNET,É IGUAL TIRAR CARTA DE MOTORISTA POR TELEFONE,É O CUMULO
Anônimo disse…
EU SOU NENBRO DEXTA a doiz anu e neio,sou meste E EXTOU NUITO XATEADO CON ECTES COMENTAROS NAUDOZOS A REPETO DESTRA SURIME ESTUTIUIÇÃO acaderia masonyca é a verdadera maconaria e tenho disto
Anônimo disse…
Assim como o membro acima, fui membro durante dois anos....e enfim descobrimos a verdade...puro estelionato e enganação ! Uma das maiores frustrações da minha vida, porém, junto a pessoas de bom valor, consegui me regular em uma loja séria de verdade ! Mas tomem cuidado, tudo na Academia Superior gira em torno de estelionatários !!
Cídio Lopes disse…
É uma pena, pois sempre apostamos que tal experiência conseguisse ser de fato diferente e não apenas mais uma daquelas propostas de lunáticos.

O melhor arguidor dessas experiências é o tempo. Espero que o tempo também conclame os progenitores dessa experiência a repensar suas práticas que, mesmo supondo que estão bem intencionado, tem dado frutos distintos da boa intensão.

AMF
Paris - Fr
Anônimo disse…
A maçonaria alega que faz de um homem bom, um homem melhor por meio de seus ensinamentos,velados por símbolos e alegorias,ora isso é mamão com açúcar. Eu quero ver vocês admitirem em seu meio um paria da sociedade,um bandido,assassino, enfim um homem que, um aborto seria melhor do que ele, e o transformar em uma novo Homem,temente ao Grande Arquiteto do Universo e praticante de boas obras. Eu vejo isso em quase todos os finais de semana.Isso sem contar as curas de doentes desenganados pela medicina. Isso não acontece na loja Maçônica a qual ingressei a oito anos, e que me reúno quinzenalmente,mas sim em uma Igrejinha humilde da qual sou membro desde a minha infância. A maçonaria é um admirável sistema de moralidade e só,em linguagem figurada a comparo a uma viúva idosa que vive de recordações,dizendo consigo mesma, há como eu era atraente e carismática na minha juventude, e quantos amantes famosos tive aos meus pés tive até uma relação de amor e ódio com o Imperador Dom Pedro primeiro.E TENHO FALADO, RESPEITÁVEL PROFESSOR.
Cídio Lopes disse…
Gostei dessa metáfora de uma velha senhora. rsssss.
Ótima.
Anônimo disse…
Respeito a opinião,do anônimo do dia 1 de Dezembro,mas discordo redondamente de sua linha de raciocínio. James Anderson, que é por muitos estudiosos da arte real conhecido como Pai da Maçonaria, era Pastor protestante. Seu auxiliar e também pastor Desagulier, pesquisou zelosamente documentos,de velhos arquivos da sociedade. A eles devemos os princípios Morais e éticos da fraternidade e as obrigações do Maçom, elaborados em Parceria com o Pastor Anderson,chamados de Landmarks, A maçonaria foi a luz que iluminou o mundo na idade das trevas,onde ao ser humano era proibido, discordar do sistema vigente, totalmente controlado pela Igreja Católica Apostólica Romana.A grande Maioria da sociedade era analfabeta,E o povo oprimido, dizia como naquele seriado da TV: e agora quem poderá nos defender. foi ai que a maçonaria entrou no cenário mundial e timidamente foi tecendo as teias da liberdade,igualdade e da fraternidade. Até mesmo dentro do quartel general da igreja Católica ela tinha os seus defensores ,pois todo homem que ama a ordem o progresso e a Liberdade, ama a causa maçônica.As religiões afro brasileiras, Igreja protestante,islamismo Budismo etc deve a sua liberdade de culto, em alguns países incluindo o Brasil, a maçonaria. Infelizmente muitos religiosos Anti Maçons,por ignorância,ou por preconceito dizem coisas inomináveis, contra essa sublime instituição.O hilário é que eles devem esta liberdade de expressão a maçonaria, embora usada para difamar e denegrir. Meu querido anônimo do dia 1 a maçonaria não é nenhuma velha viúva senil ela esta mais atuante do que nunca,lhe dou um conselho de irmão estude com afinco a literatura maçônica,caso contrário você perceberá que ingressou na maçonaria sem nunca ter realmente passado do vestíbulo,não confunda religião com a arte real,pois elas fazem o bem a sociedade, mas cada uma no seu quadrado. vou deixar um proverbio antigo que sei que você conhece mas sempre é bom refletir nele, não confunda alho com bugalho.
Anônimo disse…
Caro anonimo do dia 2, antes de mais nada obrigado pela qualidade da participação. Um bom debate se faz com pessoas como você.

Talvez a ideia de criticar a maçonaria como uma velha senhora seja proferida por alguém que sonha outra atuação da Ordem nos dias de hoje. Portanto, alguém que chama a Maçonaria de velha senhora está querendo que ela reaja e não fique apenas lembrando, como você mesmo muito bem cita, os passado glorioso.


Mas o debate é o primeiro passo para que ela saia do lugar comum.
mais uma vez obrigado por sua participação.
AMF

Postagens mais visitadas deste blog

Instrução de Companheiro Maçom

Qual é o seu motivo para entrar na Maçonaria?