Qual a função da Academia nos dias de hoje?




Falar da função da Academia nos dias de hoje é um exercício que demanda recortes. Delimitar para depois decidir falar.

Em geral, por influência da cultura grega, utilizamos o substantivo "academia" para designar um local onde se cultiva o corpo ou as letras. Parece dispares, porém lá na Grécia Antiga, a Academia ou espaço dedicado aos estudos poderia ter, bem próximo, um lugar para se dedicar a ginástica. Até onde sabemos, a ginástica era feita no Ginásio e não dentro da própria Academia, local mais dedicado aos estudos.

A Academia de Platão, entre outras não muito famosa, era o local do cultivo do conhecimento. As relações entre os que estava ali para promover o saber se diferencia em muito das nossas Universidade ou Escolas.
As escolas que temos hoje são fruto da revolução Industrial e Francesa. Devem ser vistas neste contexto, para podermos compreender os motivos que a caracteriza ainda hoje.

As Universidade já tem outra origem, ainda que assimilaram, também, as disposições das referidas Revoluções citadas acima.

A outra origem da Universidade remonta a Idade Média e à cultura árabe da península Ibérica. Nesse contexto de  surgimento da Universidade (Salamanca) prevalecia um relacionamento mais próximo entre Mestre e discípulo. Esse modelo, aliás, promoveu o surgimento de Universidades na Europa cristã e, logo no início até as revoluções, guardou muitos traços de Salamanca.

Neste sentido, as "Academias" dos dias de hoje guardam pouca semelhança. As Academias de Letras, por exemplo, é mais um palco no qual pessoas arrotam inteligências, mas não constitui um lugar de ensinar. A Academia Brasileira de Letras, a mais famosa, admite só pessoas que já tenha uma carreira consagrada no mundo das Letras. Suas atividades consistem apenas nisso;

As Academias Maçônicas de Letras, salvo aquela que Nicolas Aslan fundou no Rio, pouco publicam, e nada ensinam. Ainda no Rio, recentemente foi fundada a Academia de Estudos Maçônicos que divulga no seu site algumas atividades de produção de conhecimento.  Ela difere do nosso projeto, pois se trata de uma Loja Maçônica de Estudos. http://academiamaconica.com.br/

Eis o que é Academia.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elle

Instrução de Companheiro Maçom

10 motivos para você não ser maçom