René Descartes


René Descartes em pintura de Frans Hals


René Descartes?

Qual a utilidade do pensamento do filósofo francês Renê Descartes para um aluno de ensino médio?
Podemos pensar que nenhuma. Porém, pretendo nesse texto, demonstrar que há muita coisa de interesse para um jovem de Ensino Médio na filosofia racionalista de René Descartes.
O fato mais importante é a razão. Um jovem de Ensino Médio acaba de chegar à “idade da razão” e nesse sentido René Descartes tem tudo haver.

O dilema do jovem é pensar  racionalmente tudo que o cerca. Enquanto criança ele não se “dava conta” de um monte de coisas. O trabalho, a família, a sexualidade, tudo isso será pensando sob a ótica da razão. Capacidade que até então não era muito utilizada pelo jovem recém chegado ao mundo.
A grande marca do pensamento de Descartes é exatamente elevar o pensamento racional ao máximo. Para o filósofo profissional parece algo inútil, pois esse esquecera de que um dia foi alguém sem conhecimento algum sobre Filosofia. Para o jovem, os dilemas da razão ou o método da dúvida elaborado por Descarte pode encantar os jovens. A dúvida constitui a coisa mais presente na vida de um adolescente de ensino médio. Ele ainda não sabe qual profissão, qual sexualidade, qual namorada ou namorado, e muitas outras coisas. Portanto, a dúvida é uma realidade na qual o jovem está imerso.
Ler o Discurso do Método pode ser uma grande aventura, pois pode auxiliar os jovens a organizar suas dúvidas, a pensar suas dúvidas. Eles podem até dar boas risadas da certeza de Descartes, que era a de não ter certezas.
Portanto, de onde menos se espera podemos propiciar na disciplina de Filosofia uma ótima aventura pelo mundo das idéias.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elle

Instrução de Companheiro Maçom

10 motivos para você não ser maçom