Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2011

Injustiça com Fulano2 dos Anzóis?

Imagem
No meio maçônico é muito comum negarmos a origem Iluminista da Ordem e se apegar a todo um conjunto de “crendices”, “temores”, medos  e mitos. Neste “tiroteio” retórico cai-se com muita facilidade na fofoca, qualidade, pejorativa e machista, que muitos destes arautos da razão atribuem às mulheres.

A origem da palavra Trabalho.

A origem da palavra Trabalho. Para falar de trabalho e profissão vamos, antes, falar da origem da palavra trabalho. O termo trabalho tem origem no Latim tripalium e significa algo bem desagradável. Basicamente quer dizer castigo, pois era com o tripalium , uma espécie de três estacas ficadas no chão onde se castigava os escravos no período da Idade Média. Outra interpretação que contribui para uma visão desagradável do trabalho foi a interpretação dada a história de Adão e Eva. Para a interpretação da Igreja Católica medieval Adão e Eva após serem expulsos do paraíso foram condenados a trabalhar. Seriam eles obrigados a viver do “suor do próprio rosto”. Na cultura Latina, portanto, o trabalho, junto com vários outros fatores sociais, tornou-se sinal de desgraça. Trabalhar não é uma atividade nobre. Porém, esse modo de ver o trabalho não é o único. Existe outro modelo que ficou muito difundido entre os “Protestantes” isto é, aqueles que protestaram contra a Igreja Católica. O trabalho

O que se faz na Maçonaria?

Ir. Almeida Os muitos temas que circulam a prática maçônica: o que fazer? [1] Os temas que se apresentam no cotidiano da prática maçônica, isto é, durante os rituais e convivência com os “hermanos”, são vários e do interesse de todos. Temas que são instigantes, que apontam para trilhas do conhecimento das coisas, enfim: é instigante e exerce um certo fascínio sobre o indivíduo que procura conhecer um pouco mais sobre as coisas, a vida, as forças que compõe a sociedade, as forças que compõe as entranhas das coisas.

Lojas Diferentes na Barra Funda.

A reflexão sobre Lojas Diferentes é longa e não podemos abrevia-la sob pena de sermos injustos. Para o público que procura a Maçonaria via Internet é preciso esclarecer que há tipos e tipos de Maçonaria. É preciso ter calma na definição, pois existe muitas variações. No Brasil temos três grupos que denomino de Históricos (GOB, COMAB e CMSB). Em geral, pelo interior do Brasil, quando você, leigo, ver uma Loja Maçônica ela estará ligada a um deste grupos. Já nas cidade grandes, Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, etc. é comum outros grupos se formarem. O termo que o primeiro grupo denominas estes é de "expúrios". O termo é jocoso, e em alguns casos mesmo injustos. Uma Loja Maçônica Pode existir sem pertencer a estes grupos? Em termos ontológicos pensamos que sim, porém, a participação do grupo Histórico garante algumas coisas. Entre elas os tão sonhados contatos em Lojas do Brasil e no Exterior. Porém, ser maçom não se reduz a isto, da mesma forma que ser cristão n

Gurdieff e Fulano2 dos Anzóis?

O título do post poderia ainda incluir: Loja expurias e as técnicas de Gurdieff ou Prieré   e Academia Superior Maçônica do Brasil.  O leitor irá compreender melhor os motivos e as conexões do tema de nosso atual post se fizer a leitura do pequeno livro de Olavo de Carvalho sobre Gurdieff.   Para melhor compreender o efeito que gurus causam em seus discípulos é fundamental esta leitura. Mas a Leitura não se aplica apenas à Academia Superior Maçônica do Brasil.Várias outras experiências esotéricas podem ser pensadas a luz das técnicas de Gurdieff. Se quiser clic no link abaixo: Quem é Gurdieff? O digita a seguinte expressão no google "quem é Gurdieff por Olavo de Carvalho". Em matéria de política discordamos profundamente de Carvalho, mas temos que reconhecer a pertinência de suas análises nesta matéria. Um abraço e boa leitura.

Machado de Assis

Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento." Machado de Assis .

Política social do Lula quebrou o Silvio

retirado do blog do zé. http://contextolivre.blogspot.com/2010/11/politica-social-do-lula-quebrou-o.html Como se sabe, o SBT não é uma rede de televisão.

BIG BROTHER BRASIL - BBB

Lui(z)s Fernando Veríssimo (?) Retirado do blog:  http://contextolivre.blogspot.com/ Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa

Resposta a del Débio

Caro Del Débio. http://www.deldebbio.com.br/index.php/2009/05/10/maconaria-regular-e-expurias/comment-page-3/#comment-56126 Não somos tão ousados quanto a ti, que se intitula o “maior mitologo” do Brasil. Enfim, onde fica Juninto Brandão?

Debater?

Imagem
Debater é sinônimo de quase briga. Na verdade a palavra debate não quer dizer isto, mas exatamente nos evoca a pensar em um diálogo. Porém, quando um carro bate nas ruas de São Paulo ou pessoas com

Atrás do Espelho: Adorno

"ATRÁS DO ESPELHO                                                                                               Theodor W. Adorno Primeira medida de precaução do escritor: verificar em cada texto, cada fragmento, cada parágrafo, se o tema

A novela: Academia Superior Maçônica

Imagem
Recentemente alguém da Academia Superior Maçônica solicitou uma reunião conosco para debatermos e fazermos esclarecimentos mútuos, pois, segundo o e-mail, este site está sendo injusto para com o trabalho deles. 

Pós-Graduação em Filosofia e Fundamentação Maçônica

Imagem
Tem repercutido o trabalho do Ir. Medson lá em Cuiabá. Trata-se de uma atitude inédita no âmbito da Maçonaria, isto é, uma formação acadêmica de fato sobre o que é a Maçonaria.

Gordos não servem para dar aula

A chamada é provacativa. Nós não compartilhamos com tal questão. O ridículo é que as pessoas foram submetidas a vexame e elas é que terão de tentar concertar o erro. Em outras épocas, temos notícias de pessoas que não foram admitidas porque estavam grávidas. Espero que o médico goste do meu jeitão, pois como não sou do BBB, ele pode achar eu meio feio, barbudo. Enfim, por critérios "técnicos" eles podem me reprovar ou exonerar do serviço público. Bem, e o nariz o Alco-emim? Por questão técnica não deveria inviabilizar ele de ser Governador? Aliás, tem exame médico para ser Governador? E para ser secretário de Educação? Há, uma gorda não serve para dar aulas, mas um "ladrão", comprovado na justiça, pode tomar conta da FDE.