Paulo Ghiraldeli e Olavo de Carvalho






Existem na cena brasileira duas figuras no mínimo risíveis. De um lado temos alguém que percorreu uma longa formação acadêmica. Dois mestrados e dois doutorados(PUC-SP e USP) e até onde sabemos foi de fato dois e não certo chalitismo. Do outro lado do MMM da Filosofia temos Olavo de Carvalho, figura excêntrica e escritor de filosofia e outras coisas mais.

Os dois em combate apresentam "coisas" interessantes e outras desinteressantes. Mesmo Olavo de Carvalho que se figura como de extrema-direita, tem lá um belo texto crítico sobre o picareta do Gurdjieff.

Ghiraldel também não escapa dos pontos positivos,  até onde tenho noticias de pessoas que o conhece da USP, ele é um rapaz normal. Consta de sua lavra, entre vários outros bons textos, uma defesa da profissão de filósofo que me parece pertinente.

Porém, quando tomamos os pontos estranhos, os dois estão subindo a cada dia. Ghiraldeli tem adotado uma postura midiática para divulgar sua obra que não sei onde vai parar. Seja no Jó Soares ou nos seus vários site e blog`s o "Filósofo de São Paulo" tem exagerado. Casado com uma linda mulher, também formada em Filosofia, tem promovido um conjunto de pequenos vídeos e técnicas "erotisantes" como forma de colocar o assunto filosofia em pauta.


Já o extremista do Olavo, que deseja ser Schopenhauer, não é formado em Filosofia e se dedica a falar mau dos estabelecimentos de ensino desse campo do saber. Dizem que discute até mesmo com um cachorro que olhar torto para ele. Até recentemente escrevia em um jornal direitista do Rio de Janeiro. Fuma como ninguém e se coloca como o guru da filosofia nacional. Com seus bando de seguidores, os quais nunca conhecemos, parece viver de dar cursos livres de Filosofia, de tradução e publicação de uns livros. Com os meios de comunicação computacional são baratos e acessíveis tanto a ele como a nós desse minguado blog, tem divulgado seus ataques a tudo e todos, fazendo uso de vários palavrões e do inseparável cigarro.

Essas duas figuras estão se colidindo, mas tudo me parece truque de mídia. Especialmente vindo do Ghiraldeli, que tem o péssimo hábito de atacar pessoas pela internet. Coisa que o extremista do Olavo até onde sei não o faz.

AMF

Espero não ser mordido por eles.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elle

Instrução de Companheiro Maçom

10 motivos para você não ser maçom