Piriguete





O pireguetismo é um movimento de banalização do corpo feminino. É a forma pela qual a mídia dominante impõe sobre uma fatia do proletário, os que conseguem escapar a sina do feio, um ditame que o aliena de suas questões mais obvias. A pessoa acometida dessa vertende existencial (piriguetismo;  pirigue-existencialismo) acaba por ser exemplo vivo entre o restante dos proletários. Essa convivência cumpre uma outra função e completa, desse modo, o círculo de dominação do proletário. A saber, impõe o "saradismo" ou também conhecido como "chapismo". Quem não é uma "piriguete-existencialita" acaba se enclausurando dentro dos milhares de salões de dominação burguesa, conhecidos como "salão de beleza". 


Atriz Isis Valverde ; a Suelem
Podemos concluir dessa cena que há dois modelos de dominação e alienação das mulheres do proletário. De um lado o piriguetismo impõe às excessões a pressão de ser "bonitinha"e, portanto, piriguete. Do outro lado temos as que irão se privar de uma vida descente na tentativa suicida de "impirguetarem"; Passam longas horas nos salões de cabelo se torturando  tentando ser uma piriguete; e com isso deixa de pensar sua condição de mulheres em uma sociedade machista que inscreve a mulher como objeto de uso.


Mulheres de todo Brasil; uni-vós contra o piriguetismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ler e participar do nosso blog.

#ForaBozo

Queda de Bolsonar Em tempo record, até mesmo para Jânio Quadros que renunciou com 7meses de mandato, já aparece no mu...