O que é ser iniciado?


Detalhe de edificação em frente ao Museu do Louvre - Paris/FR


O termo pode ser aplicado a um domínio específico ou no geral. Iniciar algo, em sentido genérico, pode ser começar a fazer um curso ou aprender a ser padeiro. Em sentido mais restrito, podemos dizer que ser “batizado” em uma Igreja Cristã ou outra tradição religiosa se trate de um ato de iniciação.

Porém, o termo tem tomado o sentido de ser alguém entendido em assuntos esotéricos. Mesmo o batizado das Igrejas Cristãs, talvez por ser a religião hegemônica, não carrega a ideia de iniciado.

Em termos religiosos, não apenas esotéricos, iniciar-se ou ser iniciado é um estado pessoal. Uma condição espiritual que faz da pessoa iniciada um participante de uma realidade distinta da realidade dos demais seres humanos. É como se o iniciado participasse de uma realidade, existisse em uma realidade que pessoas não-iniciadas, mesmo estando fisicamente ao lado do iniciado, não participam.

Existe duas possibilidades de pensar a Iniciação. Uma do ponto de vista da pessoa que é Iniciada. Outro forma de ver esse “fenômeno” ou “estado de espírito” é do ponto de vista das ciências da religião.

Para os interessados no assunto pode-se dizer que há dois caminho. a) Teologia e b) Ciências da Religião.

a)    A Teologia é o caminho do “crente” da pessoa que pretende estudar os assuntos vinculados à experiência religiosa e fazer a experiência. Portanto há um comprometimento em viver o que se estuda.
b)   As Ciências da Religião procura estudar o fenômeno religioso sem o compromisso do pesquisador em ser um “crente”. O Cientista da Religião é um home de pesquisa e não um “crente”.

O assunto da mística pode ser tratado pelos dois campos de pesquisa. Em geral são os místicos os primeiros a escreverem sobre seus estados espirituais. O que é complexo, pois o místico pode participar de estados de espírito que são profundamente diferentes de tudo que vivemos no dia-a-dia. Escrever para as pessoas simples, portanto, é um grande problema. Em última instância não é possível dizer sobre algumas realidades se as pessoas vivem em outra.

Por esse ponto, os místico sempre foram vistos de modo desconfiado.

2 – Estado Espiritual versus Fenômeno Espiritual

Em Filosofia fenômeno é aquilo que toca a sensibilidade. Sensibilidade é todos os nossos sentidos. Olhos (visão), narinas(olfato), ouvidos(audição) , paladar(gosto) e tato (volume).

Estado Espiritual seria outra coisa. Seria como se a pessoa conseguisse chegar a conhecer algumas coisas sem passar pelo caminho dos sentidos. Os sentidos sempre precisam de alguma elemento que o toque. Esses elementos que aparecem aos sentidos são chamados de fenômeno. Os elemento que não nos apresenta recebe o nome de  “coisa em si”. A coisa em si nunca se apresenta à nossa consciência, apenas desconfiamos da existência dela.

3 Experiência mística: uma contradição


Falar em iniciação é o mesmo que dizer de mística. Considerando a definição acima sobre fenômeno e estado místico, não se pode falar de experiência mística, pois toda experiência passa pelos sentidos. O que ocorre com o iniciado ou místico excede isso.  O místico parece cortar o caminho e acessar diretamente outras realidades sem fazer uso dos sentidos, como todos nós temos de fazer.

Nesse sentido iremos encontrar pessoas que sem explicação faz coisas fora do “normal”.  Jacob Boheme, um místico medieval da Alemanha, era sapateiro, mas escreveu várias obras místicas. Observando a vida dele e os livros parece ser algo impossível de ser.

4 . Os tipos de místicos

Os místicos ou iniciados utilizam de linguagens muito complexas. Parece que cada místico funda uma nova linguagem. Segundo um renomado pesquisador da mística judaica, Gerson Sholem, existem místicos que preferem-se se isolar. Deixar o convívio dos humanos, pois a tarefa de tradução é profundamente enfadonha para o iniciado.

Para outros, entre eles Jesus Cristo, o fenômeno da iniciação é um chamado a revolucionar a vida dos demais humano.

5. A iniciação.

Infelizmente não há como “iniciar alguém”. Essa é a grande verdade das iniciações propiciada pelas instituições. Seja na Maçonaria ou na Igreja Católica a ideia do ritual de iniciação (batizado) é uma ação simbólica que procura propiciar as condições para que a pessoa possa em seguida agir ou se colocar no estado de iniciado.

A Igreja Católica elabora uma teologia que pretende fazer algo. Pelo gesto do padre a Igreja diz  executar uma ação que impõe ao outro um estado de espírito. Nesse sentido o padre tem um poder mágico e que a Igreja advoga ser fruto da seguinte cena. Jesus “ordenou” os apóstolos. Jesus é o próprio Deus. Dos profetas ao padre houve uma sucessão de imposição de “mãos” até chegar ao padre que acaba de efetuar o batizado. Denomina a isso de “apostólico” ou sucessório. Nesse contexto é como se o próprio Jesus Cristo estivesse impondo as mãos sobre a criança.

Essa cena é discutível nos dias de hoje. Outrora, especialmente na Idade Média, discutir esse fato era pedir para ser morto por heresia.

Na Maçonaria a iniciação é simbólica, ainda que carregada da lógica “apostólica” da Igreja Romana.

Por iniciação simbólica assume-se que apenas se propicia parte do processo à pessoa que deseja ser iniciada. O restante cabe à pessoa completar. Pode-se criar as condições, mas não dá para fazer algo que só cada um pode fazer.

É como se comprássemos o caderno e o lápis. Arrumássemos o lugar, mas não conseguimos fazer a pessoa ser alfabetizada, somente ela é capaz de se tornar alguém que sabe escrever.

6 Os instrumentos para se iniciar

A auto iniciação é um tema complexo. Especialmente em épocas que iniciação virou uma fonte de ganhar dinheiro. Geralmente a iniciação se dá em uma comunidade e nunca só, pois será no convívio fraterno e no desafio da vida comunitária que iremos fazer outro tipo de experiência humana. Um tipo de experiência humana mais completa ou significada de um ponto de vista nunca tematizado.

Ser iniciado não é negar a condição de humano, ao contrário, é encontrar uma faceta do humano que o justifique e exalte a sua importância. A iniciação, portanto,  não é uma patologia do tipo “síndrome do pânico”, mas um novo olhar sobre a condição humana. É uma “revelação” ou “encontro” de uma nova verdade que diz da importância e do caráter impreterível da condição humana.

Mas na cultura de massa e de consumo sempre é um problema a vida em comunidade. Viver nos moldes de hoje pode ser um deserto. No metrô de qualquer parte do mundo não encontramos pessoas, mas um outro indefinido que perde a própria condição de Outro enquanto humano.

Algumas comunidades, como os Essênios, os Quaker, os Amsher, a Maçonaria, etc, procuram construir essa comunidade em vistas de criar o espaço necessário para se levar uma vida de iniciado. Não se quer criar uma comunidade de melhores, mas apenas e tão somente uma comunidade de fato e não mero aglomerado no qual o indivíduo desaparece.

A comunidade nesse sentido constitui um instrumento importante na vida de quem pretende ser um iniciado.

O próximo elemento é o número três (3). Sem muito alarde, três é um número muito corrente nas tradições esotéricas. O sentido do número três se dá quando tomando como representante de três situações.

Em geral, dentro do que chamamos cultura de massa ou da televisão, as pessoas não conseguem pensar nada que seja complicado. A esse modo simplista dizemos uma expressão popular: “é oito ou oitenta”, isto é, as pessoas simples pensam de modo simplista e os fatos só podem ser de dois modos. O número dois (2) nesse sentido é tenebroso, pois quem pensa apenas de forma binária deixa de ver muita coisa da realidade. Para o povo um fato só pode ser bom ou mal. Não se consegue ir mais além, ver a complexidade do presente. Verificar que “esse fato” é fruto de muitos outros ao longo do tempo.

Um exemplo banal é verificado nas chuvas e cheias provocadas pelos rios. As vezes as pessoas recebem uma noticia que na parte do rio que fica acima de sua casa houve uma cheia com elevação x do rio. O pobre abaixo teria condições de se retirar antes que as águas do rio suba, mas ele só consegue agir quando vê no presente as águas entrando dentro de sua casa.

7 O número três

O número três é o número do iniciado não por esconder uma magia ou poder fora do alcance do humano. Trata-se apenas de uma capacidade de olhar a realidade e se colocar nela. É preciso compreender que qualquer assunto precisa ser pensado sob três aspectos.

Se quero levar uma vida de iniciado devo fazer algumas perguntas que considerem três aspectos.
a)    Quem sou? (escrever a própria história em um caderno, narrando desde o momento que se lembre é um ótimo exercício.)
b)   Quem quero ser? (Como os tempos mudam, cabe a cada pessoa articular o que ela quer ser; espero dedicar um texto só sobre esse tema.)
c)    Como faço para ser o quero ser? ( Estudar é uma parte da estratégia; estudos não garantem tudo; é preciso ser alguém político; é preciso fazer política;)

Para trabalhar a) Quem sou?   o melhor é procurar um analista, pois se trata de um profissional apropriado e se espera dele auxilio para que possamos compreender a complexidade que é nossa constituição psíquica.

Quem quero ser pode ser trabalhado de várias formas e contar com a participação de profissionais que se destinam a fazer orientação profissional ou outras profissionais de “conting profissional”.

Como faço para ser o quero ser cabe à própria pessoa que deve se articular com outras que podem somar forças em algum projeto comum. É onde aparece as comunidades e seus desafios de vida comunitária. Em alguns casos, a vida comunitária perde seu foco inicial, sendo melhor a pessoa seguir seu caminho solitariamente ou a procura de outra comunidade.

8 O erro básico dos postulantes

Muitos desejam muito ser algo. Foca a atenção no “quem quero ser” e ignoram o ponto “a” e “b”.

O ponto mais fundamental é conhecer a si. Desse ponto é que se tem condições de pensar as estratégias para criar as condições necessárias a quem desejo ser.


9. Considerações finais

A paciência e o trabalho sobre si constituem o passo que irá determinar se a pessoa é uma iniciada ou não. Muitos “iniciados” institucionais nunca serão iniciados, pois após passar por um ritual de iniciação irão se contentar em participar de atividades sociais ou litúrgicas. Irão continuar a ver as coisas como sempre, e jamais irão captar a essências das coisas. Serão eternos consumidores de modas esotéricas e estarão sempre atrás do guru da moda.


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o interesse em fazer da Síria a nova Bósnia?

Cuba elimina transmissão da Aids entre mãe e filho!

Primeira Instrução do Aprendiz