Colégio Maçônico Superior

A criatividade humano é nosso maior patrimônio. No que toca a maçonaria as vezes essa criatividade não vai tão longe assim.

No caso do Colégio Maçônico Superior vejo-me as voltas com os textos mais ligados aos maçons, que esse blog resolveu ampliar e não se ater apenas a esse público interessado em Filosofia Perene.

De início verifico uma boa imagem, textos diversificados e até certo ponto melhores elaborados. Certamente o site passa confiança e é elaborado de modo profissional.

Neste blog já publicamos vários textos sobre Regular e "Espúrio", termos que prefiro substituir por Histórico e não-histórico. Mas falta essa informação no tocante ao site, caso contrário um ótimo trabalho não-histórico pode ser manchado e acusado por se passar por histórico.

Outrora já fui partidário dos trabalhos sob o manto das organizações maçônicas ditas históricas. Em certo momento, verifiquei que não basta estar sob o manto delas para de fato fazer maçonaria; Contudo, ainda que concebo no plano teórico uma prática maçônica independente, não tenho encontrado na vida prática algo semelhante.

Todos os discursos de independentes são corroídos por uma série de vícios administrativos, desconhecimentos elementar de mística, antropologia, teologia, ciências da religião, filosofia, história, etc... Em geral são pessoas boas em Direito, Administração, Markenting, Finanças... como em geral são pessoas honestamente envolvidas em  com a vida cotidiana, sendo bons esposos, bons pais, etc.

Faltam-lhe uma formação fora do eixo comercial, pois maçonaria é algo que excede ao comércio, à administração ordinária.

Leia mais sobre Loja Histórica e não-histórica


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elle

Instrução de Companheiro Maçom

10 motivos para você não ser maçom