Maçonaria Revelada

Não aguento mais passar pelas bancas de São Paulo Capital e ver lá:  "A maçonaria revelada", "todos os segredos", "arrancando o véu", e se alguém tiver mais criatividade, gentileza postar nos comentários.

E de uma falta de gosto estupenda. Textos mau feitos, requentados, imagens retiradas da internet.

Espero que alguém que se interessa pelo tema consulte antes esse blog. Por aqui é de graça e logo você verá que Filosofia é chato, pedante e não vai lhe resolver nada. A única coisa prática que um filósofo consegue fazer é escrever. Um blog ou um livro. Alguns as duas coisas.

Contudo, entre quem é do ramos dos livros já sabem. Esoterismo vende muito. Quando deixamos de lado os famigerados e odiados livros didáticos, quem aparecem logo em seguida em termos de quantidade são os livros esotéricos. Aí entra tudo, de Espiritismo de Kardec á Umbanda, passando por coisas mais exóticas como Trigueirinho e por aí vai.

O que revela a religiosidade do brasileiro. Somos sim uma nação religiosa. Aliás, a religiosidade brasileira consegue ir até mesmo além das instituições. Donde o grande volume de vendagem de esotéricos como Wicca e até mesmo maçonaria. Nesse último setor temos até um editor que explorou ao máximo os temas de apelo fácil. Produzindo um tipo de literatura que está provocando uma certa convulsão entre seus leitores iniciais. De tanto revelar, de "sensacionalizar", de virar a chave e de associar coisas totalmente dispares, parece que o fundo se aproxima. Ou, o que esperamos, que tente cuidar da qualidade e compreenda que é possível publicar coisas boas.

Mas o grande segredo de nossos dias está em outro lugar. No setor financeiro, nos bancos e na linguagem esotérica e hermética. Nas formulas financeiras, na logística, na especulação, nos sistemas de financiamento, e por aí vai. Nesse setor há segredos. Códigos, chaves, e que tem poder delas se dão muito bem do ponto de  vista da propriedade e de seus benefícios. Nesse club é que boa parte dos que procuram maçonaria estão querendo entrar. Aliás até eu.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elle

Instrução de Companheiro Maçom

10 motivos para você não ser maçom