Livros de Filosofia para Baixar Grátis | e-Livros Gratis

Mexendo na net para se inteirar quais expressões são mais buscadas no que toca a venda de livros encontramos a frase título desse texto.

Como podemos notar "baixar grátis" parece ser uma busca constante na net. Aliás, no Brasil ao menos, a internet é tomada como uma "fonte" de graça. Todos estão atrás de coisas gratuitas.

No caso do livro fiquei me perguntando; sim, o saber deve ser compartilhado e não deve ser privatizado; contudo, como conciliar o fato de que há o indivíduo que produz o conhecimento precisa ser remunerado?

Não falo nem dos direitos de programas como windows, etc; que se remuneram muito bem, apesar das piratarias. Penso em outros áreas, como pesquisadores de matemática, filosofia, química, etc. Essas áreas que não são valorizadas pela procura, mas são a base das mais procuradas, como engenharia, medicina, farmácia, etc.

Deixar que as lógicas do dinheiro e das profissões muito bem remuneradas ditem as regras do saber tem nós levado a uma acefalia geral. Não só as profissões bem remuneradas captam as melhores mentes; mas a cultura mesma em que vivemos; não há espaço digno para as ciências de base; sempre somos levados a improvisar; sem recursos; enfim, também em ciência de base gasta-se dinheiro; e o profissional desse campo do saber é fundamental para as demais;

Enfim, ter o saber desse indivíduo é legal; mas como esse indivíduo almoça? mora?  serão questões que terão de inventar também novas formas; não só de ter o saber de "graça", mas de sustentar quem o produz.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elle

Instrução de Companheiro Maçom

10 motivos para você não ser maçom