Falar mau sempre!

Deve ser difícil para os jornais impressos, especialmente a Folha e o Estadão (São Paulo Brasil), falar mau sempre, mesmo de coisas boas.

Fico imaginando a dificuldade que eles devem ter para sempre formular o lado negativo de tudo e ainda relacionar o PT a tal coisa ruim. Página por página, título por título, etc. Tudo bem que seus leitores pagam por isso e gostam. Em qualquer roda de conversa, parte da elite paulista gosta de reproduzir os bordões deles, portanto, estão satisfeito pelo que pagam.

O problema desse ódio absurdo são dois. Deixa-se de prestar serviço até mesmo para setores produtivos dessa elite e perde-se a oportunidade de cumpri o decente papel das mídias. A aposta de bater na mesma tecla, afinal isso sempre deu certo para quem tem dinheiro, pode em épocas de internet não ser bem assim. Na verdade é uma aposta, com sérios riscos.

Tomar a realidade nesses pacotes é sempre ruim. Pensar que o PT é o responsável por uma dor de dente, ou pelo buraco na minha rua é um risco. É preciso ter maturidade e saber delegar as culpas para os lugares certos. Certamente há necessidades de críticas no governo do PT(federal) ou nos municipais. Mas ao fazer esse grande pastelão onde se culpa o PT até por fenômenos naturais é perder muito.

Nos momentos de tensão comunismo versus capitalismo fizemos algo parecido. De um lado os amantes dos EUA, tudo deles era legal. Doutro, os adeptos do comunismo....

Os dois lados perderam. Os amantes do EUA deixaram de ver várias atrocidades norte-americana (guerra do Vietnam; apoio ao genocídio da Indonésia sobre o Timor Leste, etc)

Os comunistas também riscaram Pol Pot no Camboja, Satlin etc.

Enfim, analisar a realidade é uma coisa por demais complexa. Toda simplificação nos faz perder muito. Hoje, por exemplo, temos um Estado Comunista que sustenta a economia Global; E não vale dizer que a China não é comunista. Ela não é o comunismo que "deu errado", mas ela é Comunista. Doutro lado, não podemos, mesmo que o sistema de saúde pública estadunidense seja uma máquina de dinheiro, negar que nesse setor o pais tenha avanços interessantes. Eles não são modelos de saúde universal, como seu vizinho Canadá, mas tem avanços.

Acerca do Brasil é isso. Simplificar e satanizar não interessa ao grande público. Seja ele grandes empresários e os vários pequenos, médios e micros empresários. Para todos esses, é preciso reconhecer que o Governo Federal do PT foi muito mais proveitoso do que os anteriores. Mesmo os grandes exportadores de carne e soja, seus lucros cresceram na era PT.

O PT é perfeito? não; E por isso ele está em franca crise? não. A disputa política não é um mau presságio; o debate no Congresso não é sinal de fins do tempo, ao contrário, estamos deixando de sermos autoritários e aprendendo a fazer política.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elle

Instrução de Companheiro Maçom

10 motivos para você não ser maçom