Os três de west memphis

Os três de west Menphis trata-se de uma forma reduzida ou estilizada do caso criminal ocorrido em 1993 na cidade de West Menphis, Arkansas e que envolveu três jovens na morte de três crianças.

Informações sobre o Documentário
Livro de um dos acusados, hoje livre por não haver de fato provas. 

Não quero entrar aqui nos meandros do caso, os link`s indicados parecem indicar melhor o leitor ao núcleo do assunto. Minha intenção é extrair apenas o fato grotesco da falha da "jutiça" daquele Estado Norte-Americano e colocá-lo frente a outro tema:  a crença sega dos brasileiros de classe média e alta de que nos USA é "tudo de bom".

Esse é um caso nominal, não faltam fontes para pensarmos que o Estado do Arkansa, que faz parte do "cinturão bíblico", um espécie de radicalismo cristão protestante, é um uma amostra para outras iguarias Legais dos USA. Entre elas os "Atos Patrióticos" que faz surgir práticas Legais no ordenamento jurídico dos USA que nos remete à ditaduras que varreu a América Latina.

Contudo, apensar de tudo isso, os tais brasileiros, que desejam mudar-se para Miami, cidade mais desigual dos USA (Forbes), continuam otimista com o paraíso do norte.

Esse é o ponto. Como apesar de tais realidades uma outra, otimista, ainda se impõe? Pergunta difícil de responder, pois implica em pesquisa de vários anos; Como coletar e investigar de onde vem tal percepção positiva, mesmo quando há uma base negativa?

Certamente tal pesquisa deve começar por investigar os rastros ideológicos. Compreendendo ideologia exatamente essa distorção de fatos objetivos ou fatos sociais. Um exame dos jornais impressos e dos textos televisivos constituiriam outra fonte muito importante. No nosso caso, veríamos logo que a visão pessimista que temos de nós mesmos(brasileiros) encontra terreno todos os dias nas publicações e programas de televisão. A naturalização de que o "Brasil é um país de m..." e feta dia após dia.

Mas isso não explica e nem pode ser um argumento forte. É preciso ir mais longe, procurar na história tal gênese de auto baixa estima. O que resulta em uma avaliação positiva do outro; mas não qualquer outro, pois a auto estima alta também é uma peculiaridade dos anglicanos. Logo veremos que tal postura também é ideológica, no sentido de as vezes vestir realidades outras com tal olhar otimista.

O caso do três de West Memphis nos chama a atenção no sentido de que mesmo diante uma realidade  social frágil, com discriminações, racismos, sexismos, há a cultura do otimismo que veste tais contradições e ignora mesmo suas mazelas. Daí que é ideológica.

O "complexo de vira lata" vislumbra tais otimistas como sendo os "aristói" de nosso tempo.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elle

Instrução de Companheiro Maçom

10 motivos para você não ser maçom