Postagens

Mostrando postagens de Maio 12, 2015

PUC SP e Michel Foucault

Somos notícia! Barraram um pensador no âmbito de uma Universidade que antes de ser católica é uma Instituição que se insere na estrutura do Estado. Excede, portanto, o caráter de negócio privado. Pois a conferência de grau escolar/acadêmico ainda é um monopólio do Estado.

Se por um lado faz sentido o direito de um negócio privado escolher o que vende, doutro lado, no que toca à Instituição Universidade, não são esses os critérios. Um tema como o nazismo, por exemplo, é crime você fazer a divulgação como tese passível de ser posta em prática, mas não o é ensinar o que ele foi. Assim, o Foucault tem suas ideias, especialmente sobre Poder, que não são a habitual catequese da Igreja. Porém, suas ideias não defende suicídio coletivo ou a volta de pensamentos fascistas, mas suas implicações argumentam em torno do exercício do Poder e tudo começa com as denúncias das tiranias praticadas nos manicômios.

Ademais, as opções pessoais do pensador francês parecem também ecoar nesse "index pr…

Atualização Cultura

A atividade de atualização cultural é uma prática que apresenta os acontecimentos sociais sob a ótica de alguma ciência, entre elas a Filosofia.

A vantagem da Filosofia, palavra as vezes associada a qualquer coisa, é que ela busca pensar os traços dos fatos que não se reduzem ao passado, mas que se movem ao longo da história/tempo. Dito de outra forma, pensar questões da Segundo Grande Guerra Mundial, por exemplo à ascenção nazista, só nos interessa na medida em que tal análise nos forneça argumentos capazes de atuarmos contra possíveis retornos de tais tais barbaridades no presente.

Com essa ideia podemos passar aos fatos da economia ou dos eventos sociais no geral que são noticiados pelos jornais. Faz sentido e proveito pensarmos esses fatos na medida em que possamos compreender às estruturas que os movem; as causas que os articulam.

Os recursos para essa metodologia de atualização cultura pode ir além dos fatos históricos, dos fatos sociais de nossos dias, podemos recorrer à obr…