Postagens

Mostrando postagens de Maio 23, 2015

O quer fará Renato Janine no Ministério da Educação?

Nada. E ainda vai pedir as contas.


AMF: Academia Mineira de Filosofia

O projeto de Lei que pretendia regular a profissão de filósofo está parado. Não anda. Tudo parecia ir bem, mas entre outros tópico temos algo muito estranho: uma academia, como associação privada, se propondo ter capacidade de diplomar tal profissional.

O restante da ideia me parece interessante, sobretudo e sem rodeios criariam um campo de atuação profissional "na força". Para quem é formado, exceto para aqueles que já tem uma boa teta nas verbas públicas e seus seguidores, nada mal.

Mas não desce a ideia de uma associação privada, que pode ter relevância, ter, sem ser, o mesmo estatuto de uma faculdade de filosofia. Ademais, a mesma associação, na força e no estratagema político, quer ter poderes para além de uma faculdade para conferir títulos acadêmicos. Ou seja, se ela disser que Pelé é filósofo, ele será; Nada contra Pelé, contra apenas ao fato de que ele não frequentou um curso; imagine que a OAB tivesse esse poder? Então era só ser alguém "importante", ist…

Filosofia Prática?

Em filosofia até quando falamos de prática não há ação no sentido de uma aventura na selva. Por prática o que se pode fazer em filosofia é mais uma discussão, só que agora sobre como agi o homem. Ou sobre o mundo da ação ou do julgamento, pois esse precede a ação humana; ou o não julgar e agir na emoção também já é factível de discussão.

Portanto, em Filosofia ao dizer "vamos fazer algo"? em geral se publica um texto. rssss

Mas é claro que a pessoa que faz filosofia, o indivíduo, ele pode fazer algo no teatro; ou nas artes em geral.