Postagens

Mostrando postagens de Maio 28, 2015

O particular e o universal

O pensamento humano precisa reservar em seu interior um importante espaço de compromisso com o próprio pensamento. Tal reserva se faz necessária na medida em que parte dos compromissos de cada época se esvaem e se mostram sem sentido em outros momentos. Quando será muito oportuno a reserva e repositório de ideias compromissadas com o universal, com aquilo que é próprio do pensar. Que nos motiva sempre para além do trivial.

A Rolinha Filosófica

Imagem
É comum associar um bicho ao filósofos. Então temos a Coruja associada a Paulo Ghiraldeli ou ele tomou uma coruja para si; Olavo de Carvalho(que não tem diploma de Filosofia; mas sabe alemão, então é filósofo) adotou a águia.

Também quero um bicho e me veio logo a rolinha. Contudo, confesso que vou ter de arrumar outro bicho, ainda que tal ave fez parte da minha infância; quando era caçador com "estilingue" de tais bichos. Tenho matando uma, a qual me doeu o coração.

Mas não vai ser possível, pois a vitrine do google associou o bicho a outras coisas; logo não fica bem ser conhecido como o Filósofo da Rolinha ou o Pensador da Rola. Não dá.

Passei para outro bicho que fez parte da minha infância. Um pequeno pássaro, garrincha. Muito ágil, esperto, pequeno. Porém, também não vai dá, pois está indelevelmente ao jogador de futebol. Tudo que a filosofia não que ser confundida.

Sobrou um burrico, um pequeno burro. Que apesar de ser considerado sem inteligência, dá de 10 a 0 no cav…