Postagens

Mostrando postagens de Outubro 15, 2015

A Mística de Philía e Eros

"O amor é nostalgia do Absoluto, uma tensão transcendente para o meta-empírico, e uma força que nos impele a retornar ao nosso originário ser-junto-dos-Deuses" (REALE. p. 222. v. II)

Romantismo: Hölderlin

Retirado de Wikipédia
"Johann Christian Friedrich Hölderlin (Lauffen am Neckar20 de março de 1770 — Tübingen7 de junho de 1843), poeta lírico e romancista alemão. Conseguiu sintetizar na sua obra o espírito da Grécia antiga, os pontos de vista românticos sobre anatureza e uma forma não-ortodoxa de cristianismo, alinhando-se hoje entre os maiores poetas germânicos."
"Nasceu na cidade de Lauffen, às margens do rio Neckar. Era filho de uma enfermeira e de um pastor, que veio a falecer quando Hölderlin tinha apenas dois anos. Em 1774, sua mãe casa-se com o prefeito de Nürtingen, que infelizmente também falece cinco anos mais tarde. A mãe de Hölderlin, Johanna Christiana Hölderlin, era bastante religiosa e enviou-o à escola clássica de Nürtingen e a escolas protestantes. Em 1788 iniciou seus estudos em Teologia na Universidade de Tübingen, como bolsista. Lá conheceuHegel e Schelling, que mais tarde se tornariam seus amigos. Devido aos recursos limitados da família e de s…