Postagens

Mostrando postagens de Novembro 29, 2015

Kant: uma leitura das três críticas

Nas próximas semanas, passo a fazer uma resenha e mesmo adições reflexivas à obra de Luc Ferry sobre Kant.

O filósofo Imanuel Kant é uma referência gigante para a filosofia moderna. Certamente temos grandes figuras, como Descartes, Espinoza, Voltaire, etc... Contudo, Kant ocupa um lugar fenomenal.

E porque? Será a isso que pretendemos dar algumas respostas a partir do livro de Luc Ferry, traduzido para o português por Karina Janini e impressa sob a batuta da Difel - Bertrand Brasil.


Você sabia isto, da Síria?

Imagem
Matéria publicada e de propriedade do site Oriente Mídia http://www.orientemidia.org/voce-sabia-isto-da-siria/

Por Áurea Braga (indicado por Amyra El Khalili) 21 de novembro às 22:55 ·
A família Assad pertence ao Islã tolerante da orientação Alawita.
As mulheres sírias têm os mesmos direitos que os homens ao estudo, à saúde e à educação.
Na Síria as mulheres não são obrigadas a usar burca. A Chária (lei Islâmica) é inconstitucional.
A Síria é o único país árabe com uma constituição laica e não tolera os movimentos extremistas islâmicos.
Cerca de 10% da população síria pertence a alguma das muitas confissões cristãs presentes desde sempre na vida política e social.
Noutros países árabes a população cristã não chega a 1% devido à hostilidade sofrida.
A Síria é o único país do Mediterrâneo que continua proprietário da sua empresa petrolífera, que não quis privatizar.
A Síria tem uma abertura à sociedade e cultura ocidentais como nenhum outro país árabe.
Ao longo da história houve cinco Papas de o…

Chove em São Paulo Capital, mas falta água

Um exemplo de ideologia pode ser tomado na própria cidade de São Paulo. Ideologia seria por assim dizer ideias que habita nossas mentes para encobrir outras ideias. Seria como que falsas ideias e mesmo a omissão de outras. 
Nesse caso é comum que os meios de comunicação dominantes consigam “criar" um realidade. Seja ela pessimista ou otimista. Para piorar, as mídias em geral ou as empresas de comunicação tem uma relação muito específica com as empresas, logo, tal relação se mostram perigosa em todo o mundo ocidental. 
Certamente você já conheceu aquele pequeno jornal de interior. Onde o moço que ‘vende’ anúncios vai de comércio em comércio ver se o dono quer estampar a sua “loja" no “jornalzinho” da cidade. Suponhamos que o dono da padaria resolveu anunciar. No dia seguinte depara com uma matéria nesse mesmo jornal dizendo que na sua padaria tem uns cachorros que ficam dentro da loja e que isso não é legal. (Os cachorros dentro da loja eu vi em São Tomé das Letras) 
Claro, caro…

Ciro Gomes: o nosso Putin

Imagem
Na engenhoca política de liquidação da esquerda, da existência conceitual da esquerda, Ciro Gomes tem se despontado como um nome a preencher o vácuo construído pela direita. Na verdade Ciro tem se lançado para ocupar esse lugar. 
Dos candidatos certamente esse me parece ser um nome plausível. Mesmo que possa ser apenas uma estratégia de ferir a grande mídia com o seu próprio fogo, ocupando o vácuo produzido pelas globos e bandeirantes, Ciro é de longe o melhor nome desse país para 2018. 
O paulistano radicado no Ceará é o articulador do plano real, do qual FHC se tornou a menina propaganda por usurpação no estilo de novelas mexicanas, e alguém com conhecimentos profundo sobre o Brasil. Transitando de norte a sul e com um volume de informação da vida social de dar inveja ao raivoso Principe da Privataria (FHC). 
Seu irmão, Cid Gomes, foi aquele ministro da Educação que chamou os congressistas de “achacadores" da nação. Ciro também tem tons semelhantes e como ele mesmo diz, o faz por …