Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 1, 2015

Secretaria de Educação prepara “guerra” contra as escolas em luta! - Jor...

Imagem
Porque isso não aparece na primeira página da Folha de São Paulo?  e do Estadão? E a Arquidiocese de São Paulo? Há faltou o Olavo e o Reinado Azevedo.

Lembrando que esse blog não acredita em teoria da conspiração, mas em analfabetos funcionais.

Os mitos de hoje

Gostamos de olhar com certo estado de ternura para queles gregos e suas historietas, denominada de mitos. Quanto estudamos aqueles dramas o achamos tão distantes de nós. Enfim, são coisas de um passado muito, muito distante. 
Nos dias hoje temos vários mitos, para espanto desses. Dentre os vários quero falar da escola pública ou da ideia da escola boa. 

Em primeiro lugar o mito pós-Revolução francesa de que todos devem ser escolarizados. Claro, para que compreendam bem o que é a famigerada cidadania. 

Dentro do mesmo mito, que todos nascemos para a escola, temos a variação “escola boa”. 
O que é uma escola boa? 
Sabemos aqui em SP que não é a pública, pois a definição dessa é “para-quem-não-pode-pagar”. Então, o que é então a escola boa? É aquela que lhe torna vassalo feliz da cultura norte-americana. Que ensina o inglês e que lhe conduza para passear no parquinho da Disney. Que lhe ensina que “esse país” é uma merda; e que todo político é ladrão. 
Também lhe ensina a ser “competitivo”, pro…

Aúdio da Secretaria de Educação de São Paulo

Se fosse do PT é claro que hoje a Folha de São Paulo, a Veja, Isto é, todas estariam com letras garrafais dizendo qualquer um daqueles bordões que fazem as dignas senhoras de família salivarem em suas confortáveis poltronas.

Ao contrário, a Folha estampa o nome do PT no topo e logo abaixo uma imagem de um policial disputando uma cadeira com uma jovem. Em letras menores apenas diz que se trata de alunos que fecharam uma rua em protesto.

São essas artimanhas visuais que vai consolidando ou puxando do pré-consciente das classes medias aquele ódio de classe que "cultuo" rapaz em entrevista ao Roda Viva, agora um reduto da extrema direita, diz ter sido inventado pelo Lula.

O ódio político que vemos sendo cultivado pelas mídias é uma estratégia de quem perdeu o poder; O curioso é que tais classes sempre tiveram acesso aos "melhores" bens culturais; seus patrões tiveram as mídias nas mãos, as "melhores" escolas, etc... porque eles agora acusam até os professore…