Curso de Formação em Filosofia!

A propósito dos vários cursos on-line e de todo o debate sobre como apreendemos e como transmitimos conhecimento, segue a longa citação abaixo. O tema problema é o mesmo do post anterior, afinal, como aprender coisas que efetivamente irão mudar na nossa vida? E aqui a ideia é mais ampla do que os debates de Igrejas, que também promovem tal ideia em larga escala, estamos falando de uma profissão de pedreiro (livres ou não), marceneiro, pintor, etc... Qual o melhor método para apreender tais ofícios? E quando você poderá se sentir alguém que domina tal prática ou profissão? 



“Os limites do discurso filosófico são provenientes também de sua incapacidade de transmitir, por si só, a seu ouvinte o saber, com mais forte razão a convicção. O discurso por si não pode agir sobre o ouvinte se não há colaboração da parte dele.”

“Já na ordem teorética, não basta entender um discurso, nem mesmo repeti-lo, para saber, isto é, para chegar à  verdade e à realidade. É necessário, primeiramente, para compreender o discurso, que o ouvinte já tenha uma experiência disso que fala o discurso, uma familiaridade com seu objeto. Precisa-se, a seguir, de uma lenta assimilação, capaz de criar, na alma, uma disposição permanente, um habitus.”

“Como para Platão, o verdadeiro saber, aos olhos de Aristóteles, só nasce por uma longa frequentação os conceitos, os métodos, mas também os fatos observados. É necessário experimentar demoradamente as coisas para conhecê-las, para familiarizar-se tanto com as leis gerais da natureza como com as necessidades racionais ou as exigências do intelecto. Sem esse esforço pessoal, o ouvinte não assimilará o discurso e eles serão inúteis.”

Pierra Hadot. O que é é a Filosofia Antiga? trad. Dion David Macedo. São Paulo: Ed. Loyola. 2014 pp. 135-6


Formação em Filosofia -  Nível I 
16 de março de 2016
4x de 100,00 reais
Local do curso
Av. Prof. Lucas de Assunção, 92

Filosofia Antiga

  1. O surgimento da Filosofia na Grécia Antiga
2. Os filósofos pré-socráticos
3. Sócrates e os Sofistas
4. Platão
5. Aristóteles
6. Pós-socráticos ou período Helênico

Filosofia Medieval

  1. Característica geral 
  2. Filosofia Cristã - Agostinho de Hipona
  3. Escolástica
  4. Filosofia Árabe
  5. Tomás de Aquino
  6. Crise da escolástica - perguntas de nossos dias


Filosofia Moderna - Nível II

Agosto de 2016


Inscrições! 
contato@koraeventos.com.br 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o interesse em fazer da Síria a nova Bósnia?

Cuba elimina transmissão da Aids entre mãe e filho!

Primeira Instrução do Aprendiz