Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 27, 2016

Pedagogia, terra de ninguém!

Antes de mais nada, a clássica frase “saber é poder”, do filósofo Francis Bacon, contínua atual. Em épocas que os leitores de Michel Foucault e Nietzsche gostam de salientar a “biopolítica” a “vontade de poder(potência), sabemos que os saberes tem íntima relação com o poder.
A pedagogia e seu aparente “desempoderamento” reflete exatamente que "saber" e "poder" sempre estão juntos. A ausência de um poder em dado setor do saber não é por acaso, por incapacidade desse setor em exercer um poder com seu saber.Assim, é sintomático o fato da Pedagogia e do saber pedagógico padecer de um saber-poder.
Encontramos às pilhas o saber psicológico nas fazendas da pedagogia. Seja para falar de linguagem, de problemas de aprendizado, ou do melhor método de aprender, etc. Segue ao saber psicológico outros saberes que impõe suas percepções de áreas sobre a pedagogia e a educação no geral. A eficiência administrativa, aqui recheada pela mitologia da eficiência da produção econômica, …

O que é Pedagogia?

Quando cursei Pedagogia, após já ter feito Filosofia e Teologia, costumava utilizar do estilo do filósofo Nietzsche, a intempestividade, para produzir um espanto nos demais colegas. O recurso era dizer que não gostava de “Escola” e que Pedagogia não era “escola-logia”, um tipo de ciência que tem por objeto a instituição escola.
O prazer da intempestividade certamente gera deleite apenas em quem propõe o anátema. E nada mais além disso. Contudo, o debate sobre o que é Pedagogia pode ser posto de outras formas e, desse modo, apresentar alguma contribuição para esse campo do saber que se insere entre os mais estratégicos das sociedades contemporâneas informacional.
Existe, por exemplo a pergunta se não seria melhor dizer, como podemos encontrar entre argentinos e outros de língua espanhola, “Ciência da Educação” e não apenas Pedagogia, referente à ideia grega do “escravo” (servo) que conduzia um aprendiz. Ademais, por uma seria de fatores a Pedagogia foi reduzido à escola, e essa é a que…