Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 15, 2016

FHC se casa com ex-funcionária

Como podemos ver aqui e aqui, entre vários outros lugares o Fernandão, para os amigos de longa data; desde a bolsa de estudos da Fundação Ford que propiciou as condições materiais para ele desenvolver a tal da "Teoria da Dependência", casou-se novamente.

Certamente a vida privada deles deve ser privada. Contudo, e se fosse a Dilma? E se fosse a Dilma a casar com um funcionário, pois claro o relacionamento começou quando ainda era funcionária, o que a mídia raivosa diria?

Vamos mais, e se fosse um moço mais jovem, mas não bastasse ser mais jovem, mas bem mais jovem, tipo um moço de 22 anos?(Dilma tem 68) Sim, essa é a diferença 46 anos da atual senhora Cardoso.

Certamente esse tema é assunto privado. Porém, porque o mesmo tema que é privado é escancarado se for alguém do PT? se torna ainda aberrante se for uma mulher? Vejamos que Marta Suplicy ao se separar do marido Eduardo Suplicy pode ter perdido a re-eleição para prefeita aqui em São Paulo. Uma especulação, claro, sem pr…

Curso de Formação em Filosofia!

A propósito dos vários cursos on-line e de todo o debate sobre como apreendemos e como transmitimos conhecimento, segue a longa citação abaixo. O tema problema é o mesmo do post anterior, afinal, como aprender coisas que efetivamente irão mudar na nossa vida? E aqui a ideia é mais ampla do que os debates de Igrejas, que também promovem tal ideia em larga escala, estamos falando de uma profissão de pedreiro (livres ou não), marceneiro, pintor, etc... Qual o melhor método para apreender tais ofícios? E quando você poderá se sentir alguém que domina tal prática ou profissão? 


“Os limites do discurso filosófico são provenientes também de sua incapacidade de transmitir, por si só, a seu ouvinte o saber, com mais forte razão a convicção. O discurso por si não pode agir sobre o ouvinte se não há colaboração da parte dele.”
“Já na ordem teorética, não basta entender um discurso, nem mesmo repeti-lo, para saber, isto é, para chegar à  verdade e à realidade. É necessário, primeiramente, para comp…

Maçonaria como escola de filosofia

Nos dias de hoje temos cursos diversos pela internet. Todos eles se apresentam como se fossem a mais nova invenção marciana. Contudo, temos dois problemas. O primeiro é a velha e boa máquina de aprender de Pavlov, o que tais cursos automáticos da EAD são meros requente. Depois, a mente humana, apesar dos seus apetrechos, continua a mesma. 
Por isso o velho e bom Platão já tem muito a nos dizer. Na citação abaixo, de Pierre Hadot, podemos ver esse dilema: 



“Os limites do discurso filosófico são provenientes também de sua incapacidade de transmitir, por si só, a seu ouvinte o saber, com mais forte razão a convicção. O discurso por si não pode agir sobre o ouvinte se não há colaboração da parte dele.”
“Já na ordem teorética, não basta entender um discurso, nem mesmo repeti-lo, para saber, isto é, para chegar à  verdade e à realidade. É necessário, primeiramente, para compreender o discurso, que o ouvinte já tenha uma experiência disso que fala o discurso, uma familiaridade com seu objeto.…