Escola da Vida




***
Escola da Vida
Sustento - Saúde - Sabedoria

Saber que transforma

Todos nós procuramos um saber que produza algum tipo de transformação em nossas vidas. E procuramos em toda parte do planeta resolver os três temas relacionados a saúde, sustento e sabedoria.

A falta de disposição física, por exemplo, nos impede de dar o passo na direção de ocupar do nosso sustento. O que nos coloca de imediato a procura de um saber que nos desvende a melhor forma de ter saúde e consequente ter o sustento. Dificilmente podemos dizer qual desses três tópicos seria o primeiro; qual seria o mais importante. Vemos que eles se interpenetram e que saber perpassa a todos, mas saúde se faz necessário e o sustento está presente. Se podemos dizer algo é que a sabedoria propriamente dita é exatamente quando lidamos com os três tópicos e nunca um em separado.


SUSTENTO

É comum colocarmos essa esfera em primeiro plano. Todos nós assim que chegamos a idade adulta logo nos damos conta de que precisamos nos empenhar em alguma atividade econômica. Nesse campo figura os cursos técnicos aplicados de todos os tipos. É o saber humano empenhado em transformar o meio para viver nele.

Nesse quesito, atualmente o mundo tem passado por transformações de ordem técnica, o que tem exigido que as pessoas mudem rapidamente a forma como elas fazia interação com seu meio. As palavras mais comuns são empreender, criar negócios, enfim, invente ou seja responsável por algum tipo de serviço ou produto na sociedade.

Ser alguém que empreenda quer dizer que não se espera uma estrutura pronta para você apenas fazer uma parte; você é convidado a saber e dominar vários conhecimentos técnicos ligados à dinâmica das trocas econômicas e de produção. Nesse cenário você é alguém que cria realidades nas quais até mesmo outras pessoas poderão trabalhar. Você será um inventor como empreendedor e como tal fará uso de conhecimentos aplicados ao comércio, venda, produção, gestão, logística, entre outros.

As tecnologias da comunicação têm criado novos cenários, novas oportunidades; novo jeito de fazer as trocas econômicas.

SAÚDE

O empenho no mundo do sustento logo nos mostrará que é preciso cuidar da saúde. Uma alimentação adequada, exercícios apropriados, e, sobretudo ideias saudáveis ou atividades que produzam bem-estar psíquico, tais como caminhada, amigos, atividades culturais sadias. Todo esse conjunto se torna fundamental para uma saúde global da pessoa. E sem o devido cuidado desse bem-estar o sustento ou seu empenho na busca pelo sustento fica comprometido.

SABEDORIA

A sabedoria é um tipo de conhecimento vinculado ao existir humano como ser de espírito. É a dimensão humana que apesar de estar em relação estreita com o biológico, almeja ir além. Essa etapa as vezes é levada a sério por muitos após uma longa lida com as necessidades ditas imediatas da vida concreta. Contudo, ela pode e deve ser cultivada ao lado das anteriores. Nesse momento nos damos conta que a vida é um grande mistério e seu sentido maior está muito além da rotina cotidiana; da caminhada. E ter em vista essa verdade será comum dar outro sentido para os fazeres cotidianos.

Existem várias tradições que se propõe a ofertar tais sabedorias. Vários textos que nos auxiliam nessa jornada de conhecimentos sobre si; sobre a dinâmica não-biológica do viver humano. E através da seleção e leituras desses textos lhe forneceremos essa chave de sabedoria.

O sentido da vida sempre exige superar os fazeres cotidianos, e é consenso entre as mais variadas Escolas de Filosofia que o existir humano perde sentido quando reduzimos a vida aos aspectos materiais.

Na Escola da Vida ofertamos várias oportunidades de se ter contato e formação com mestres especialistas nos três campos do saber que são fundamentais à vida humana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instrução de Companheiro Maçom

O nada e o tudo: a internet