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Nietzsche e o dionisíaco

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Nietzsche encolerizou os helenistas por suas divagações e recriações sobre o objeto de estudos dessa turma. Com o conceito apolíneo e dionisíaco pretendeu enfeixar todo os Gregos Clássicos.  Deixando de lado as alucinações do dileto ex-seminarista luterano, vejamos as obras clássicas abaixo sob esse olhar.  Dionisíaco: Francis Bacon - Estudo depois de Velázques para retrato do Papa Inocêncio X Apolíneo. Papa Inocêncio X - Velasquez

O olho que tudo vê

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Elementos absorvidos pela maçonaria Existem vários outros elementos que corroboram nossa tese de que a Maçonaria é cristã e sua pretensa idéia de ser não-religiosa, absorvendo pessoas de vários credos é apenas retórica. Foto acima retirada de uma Igreja Católica e Bruxelas, Bélgica. 

Característica da Metafísica em seus períodos

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https://www.amf3.org/p/formacao-aprendiz.html (CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. Editora Ática: 2005. p. 180-181)  "A pergunta pelo que é" "A metafísica é a investigação filosófica que gira em torno da pergunta "O que é?". Este "é"possui dois sentidos:" "1. significa "existe", de modo que a pergunta se refere à existência da realidade e pode ser trasncrita como: "O que existe?";  "2. significa "natureza própria de alguma coisa", de modo que a pergunta se refere à essência da realidade, podendo ser transcrita como: "Qual é a essência daquilo que existe?" "Existência e essência da realidade em seus múltiplos aspectos são, assim, os temas principais da metafísica, que investiga os fundamentos, os princípios e as causas de todas as coisas e o Ser íntimo de todas as coisas, indagando por que existem e por que são o que são." A história da metafí

As ascensão conservadora: Safatle, Chaui e Singer

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Video reprodução de evento na USP em agosto de 2012

Estágio de Comunicação e Filosofia

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O INSTITUTO KORA está analisando currículos para contratação de estagiários, meio período, que estejam cursando graduação dos seguintes cursos: Estudante de Graduação em Filosofia (3˚ semestre no 1˚ semestre de 2013) Estudante de Graduação em Comunicação Social (3˚ semestre em no 1˚ semestre de 2013) Interessados poderão entrar em contato pelo e-mail filosofia@institutokora.org.br Prof. Me. Cídio Lopes de Almeida Direito Executivo Instituto Kora

Humanismo e Renascimento

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Biblioteca do Instituto Kora Humanismo e Renascimento “O homem é a medida de todas as coisas” Protágoras (texto apresentado no  contexto do curso Filosofia e Maçonaria)  Introdução             O presente texto pretende abordar um momento específico da longa história da Filosofia. Trata-se de um período de transição da Idade Média para a Modernidade. Como quase tudo em filosofia é suscetível de discussão, o início da Modernidade não ficaria de fora. Para efeitos de dar ordem ao início da conversa tomo o ano de 1500 como início da Modernidade. Associo também a figura do pensador René Descartes (1596 – 1650) a essa época.             Porém, esse período pode ser visto mais de perto, o que irá nos revelar outros pensadores e pensamentos. Como Pico dela Mirandola, Marsílio Ficino, Pleton, Agripa, Bruno e vários outros que cobrem um período histórico que vai de Cola de Rienzo(1304-1374) até um Kepler (1571-1630).             Ainda a título de intro

Nietzsche e a Educação

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Prof. Almeida em Troyes Fr. Nietzsche questionava em Sobre os Futuro dos Nossos Estabelecimentos de Ensino a forma como as relações dos alunos se davam dentro do campus. Ele criticava esse modelo, "de boca a ouvido" e propunha outros métodos. Ou seja, ele via como muito frágil as relações dos discentes e docentes. As confrarias, entre elas os Templáros, sempre foram tentativas de resolver esse problemas. Se resolveram podemos discutir, mas as escolas confrarias eram a forma de transmissão escolar desde a Pérsia, passando pela Grécia Antiga, medievo e chegando hoje.