Agradecimento aos Internautas.

Quero agradecer de coração ao carinho dos leitores com nossos Blog e com o conteúdo publicado nele. A idéia de uma Academia Maçônica de Filosofia é um projeto que bem sendo pensado a tempo por alguns Maçons de São Paulo. Não se trata de um projeto de uma cabeça apenas, mas de um grupo. Como não vivemos de maçonaria, alguns entraves da vida prática tem nos impedido de colocar no ar nossa plataforma de Educação a Distância (EAD). Por outro lado, temos caminhado bastante em atividades concretas aqui em S.P. O que deve postergar nossos cursos para o ano que vem, uma vez que uma sede física está em reforma e ficará pronta, se deus quiser, em novembro.



Algumas notas sobre nossos projeto de Acadêmica Maçônica de Filosofia.

Por que Academia?

Existe vários jeitos de produção de conhecimento. Não podemos negar que a internet é um lugar fantástico para tal. Contudo, tem muita coisa louca, sem sentido, bizarras. Dá a tônica de Acadêmico à produção do conhecimento é dizer que iremos ter uma lógica especifica na produção dos textos e não o famoso "eu acho". Os indivíduos envolvidos nesse projeto são pessoas com qualificação acadêmica ordinária dedicados a pensar filosofia, que não é exclusividade maçônica, e suas implicações com a Ordem. Em geral somos professores de Filosofia com graduação, mestrado e doutorado.

Por que Maçônica de Filosofia?

Porque se pretende discutir o pensamento filosófico à maneira das confrarias e não das Faculdades contemporâneas. Pensa-se que é fundamental para a pesquisa filosófica uma relação de comunidade e não de "panelinha", comum na universidades públicas. Ademais, a Maçonaria é uma Instituição que tem como base de justificativa todo o legada da Filosofia Ocidental e algumas correntes da Filosofia Oriental. Trata-se portanto de uma Instituição muito salutar para um pais mais democrático e com uma "entrada" no tecido social do Brasil sem precedentes.


De Graça!

Existe na internet muita coisa relacionada à maçonaria que é na verdade "caça níquel", isto é, o tema maçonaria desperta profundo interesse nas pessoas. Do outro lado tem  alguns espertos que se aproveitam disso para fazer dinheiro. Certamente tudo tem um custo, mas nos recusamos a ganhar dinheiro com algo tão sério e profundo. Ademais, existem muita coisa de péssima qualidade, textos fracos e que não dizem nada.

Uma outra prática é a de sites de Lojas ou "Academias Superior Maçônica" que procuram no "frigir dos ovos" ganhar dinheiro com a boa vontade das pessoas. Podem até prestar um bom serviço no que toca à introdução na Maçonaria, mas as Lojas não foram pensadas para ser algo que dure. Prestam um serviço a curto prazo e depois despacha os iniciados para as Lojas "normais" e pertencentes à organizações maçônicas ditas "oficiais". Geralmente esses projetos pertencem a indivíduos e não a grupos de pessoas, portanto são negócios individuais.

O de graça tem algumas dificuldades, mas pretende-se ter qualidade. Sem promessas espetaculares, mas reais e lentas. Também, por ser gratuito, não aceitaremos aqueles "aloprados" com pensamentos loucos sobre tudo e nada. Imitando o Apóstolo Paulo, que não cobrava para pregar, pretendemos ensinar com liberdade e compromisso com o pensar radical.

Um grande abraço e agradeço em especial aos conterrâneos, os de Conselheiro Pena e os que estão nos Exterior, aos meus alunos por esse Brasil(Maranhão, Bahia, Espírito Santo e São Paulo), aos Irmãos de Loja, aos participastes de palestras que tem comentado, através de e-mail ou pessoalmente, sobre o conteúdo do site e que tanto me estimula.


Ir. Me. Almeida, MM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o interesse em fazer da Síria a nova Bósnia?

Cuba elimina transmissão da Aids entre mãe e filho!

Raskolnikov me persegue