Professor de Filosofia particular.

A educação não deve ser "formação" e sim "transformação". Assim pensa Nietzsche. Transformar é pertinente não só pelo fato de Nietzsche ter dito. A questão é a força do argumento que encerra a coisa. Tranformar é partir de dentro. Formar é adequar a um fim, um thelos. Claro, isso para a Igreja é aberrante, pois como destituir o fim dado por Deus ao ser Humano?

O problema é que em nome deste tal fim sagrado se nega a essência da vida, nega-se a própria vida. E a vida? Onde ela fica? Por que a vida então?
O trabalho de transformação é portanto terapêutico. Pois cuida do individuo e seu dentro, sua história. Mas onde fica os avanços tecnológicos, o novo Deus medieval? Bem, é possível sim pensar em aquisição de conteúdos de fora, produzidos pela comunidade científica ou mesmo pelo próprio indivíduo. Mas o foco da educação básica tem que ser o indivíduo. Tem que ser personalizada.
Alguém já riu. Como pensar educação personalizada, já que é sólido conceber educação como um processo de massa ( e olha que em escolas privadas tem 40alunos por sala.).

Mas aí esconde um truque. Educação massificada e desqualificada no Brasil é para pobre. Nas classes ricas há sim educação personalizada. Como? Professor particular. Existe um exercito silencioso de professores particulares que atende todos os dias da semana os filhos da elite. Isso pode ser um sintoma de que educação é um processo de transformação e que deve ser personalizado.


Um abraço

Comentários

jerdeson disse…
O que é educação personalizada? Vc a liga com educação particularizada?
Qual a diferença para vc de educação personalizada e educação particularizada?
Anonymous disse…
Olá.
penso que há sim diferença.
Personalizada não quer dizer apenas particularizada.
Um professor pode trabalhar com um aluno e com ele por em prática uma educação massificada.

A educação personalizada irá, por outro lado, partir do aluno e suas questões.

Irá construir a famosa ponte entre o universo do educando e as questões a serem "ensinadas". Afinal, é preciso saber algo no campo do conhecimento inventado ao longo da história da humanidade.

é isso aí
obrigado pelo comentário.
Prof. Me. Cídio

Postagens mais visitadas deste blog

Instrução de Companheiro Maçom

Qual é o seu motivo para entrar na Maçonaria?