Volta às aulas: Filosofia.

Concentro-me neste blog a discutir os aspectos do Ensino de Filosofia. Confesso que dispenso poucos textos para falar da história da Filosofia ou de seus temas fundamentais.

Esta prática decorre, talvez, de  uma concepção inicial do blog: discutir com professores de filosofia o ensino de filosofia.


Porém, tenho notado que alunos de ensino médio tem recorrido, via e-mail, a perguntas mais pontuais sobre o conteúdo de Filosofia. O que nos obriga a repensar o contéudo do blog.

Neste sentido, vamos falar da volta à aulas e da nova matéria que muitos alunos da 1ª série do ensino médio irão encontrar pela primeira vez.

Na verdade quero saber mais sobre a opinião deles sobre tal matéria. Para podermos falar destas primeiras impressões.

Um grande abraço a todos. E nos próximos post irei me dedicar a comentar alguns livros de Ensino de Filosofia.

Comentários

Anonymous disse…
Caro Professor de Filosofia
vou ter esta matéria pela primeira vez. Ouvir dizer que é a maior enrolação e não serve para nda.
Um outra pessoa disse que é coisa do Lula e server para aumentar o poder do pt.
E aí o que é essa matéria memso?
Anonymous disse…
Eu quero saber o que dar em minhas aulas de filosofia alguma idéia?
Anonymous disse…
Caro anônimo do dia 26.
O que dar em nas aulas de filosofia pode ser interpretados de várias formas.

Penso que no caso do ensino médio a pergunta é rodeada de um amplo contexto. A pergunta pode ser fruto de várias tentativas e a constante apatia dos alunos, que não veem graça na matéria.

Aliás, a matéria de filosofia não goza de status não só entre os alunos, mas, sobretudo, entre nossos colegas professores.

Se for em uma escola pública o ritmo é um. Se você tiver que escrever textos no quadro de giz, você deverá escolher textos pequenos, pois do contrário, passara todo seu pouco tempo copiando matéria na lousa.

Nesse caso passe pequenos textos com questões abertas para serem discutidas em grupo. Depois recolha um página escrita por grupo. (prepare-se: virão textos indecifravéis).

O livro apropriado para esse estilo é o "Pensando Melhor" de Agélica Satiro e Ana Miriam. Ele é recheado de pequenos textos e preza pelo "exercitar" a filosofia.

Espero ter contribuído.

Há, os livros de Marilena Chaui o Maria Aranha tem outro estilo. São ótimos livros. O da Chaui, talvez sirva para você mesmo ler e compreender a filosofia. Porém, é muito longo e é insuportável para os adolescentes, que querem falar de "amor", de amizade, etc.

Prof. Me. Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o interesse em fazer da Síria a nova Bósnia?

Cuba elimina transmissão da Aids entre mãe e filho!

Primeira Instrução do Aprendiz