Pós-Graduação em Filosofia e Fundamentação Maçônica

Tem repercutido o trabalho do Ir. Medson lá em Cuiabá. Trata-se de uma atitude inédita no âmbito da Maçonaria, isto é, uma formação acadêmica de fato sobre o que é a Maçonaria.

Tive a oportunidade, há uns dois anos atrás, de trocar e-mail com o Irmão Medson que me enviou vários materiais sobre o curso e notei que se tratava de uma ótima oportunidade para se debater a Maçonaria de modo profissional e não amador. Certamente o curso é suscetível de ponderações e alguns arranjos na sua estrutura e ementas, o que não tira o mérito do Irmão, apenas consolida o caráter acadêmico do curso, pois, segundo Karl Popper, uma teoria só pode assim ser reconhecido na medida que ela seja suscetível de ser falsificada(falsificacionismo). Ao ser "alvejada" pela crítica e a sua permanência, pois a critica não consegue corrompê-la, renasce mais forte. Caso contrário, uma pseudo-teoria que não aceita crítica e se lança à virulenta e irracional defesa, por meios estranhos à lógica, não poderá ser considerada filosofia ou ciência.
Neste sentido, criticar o curso do Ir. Medson só irá enriquece-lo, pois ele não é algo dogmático e sim filosófico.
Esta pequena digressão, da suscetibilidade de crítica, não intenta já tecer uma crítica ao trabalho do Irmão Medson, pois o conheço apenas pelos textos e outros materiais que ele mesmo me enviou. Nossa intenção é preparar os incautos detratores da Ordem ou mesmo aos críticos amadores de plantão de que ser passível de critica constitui a base mesmo de um estudo sobre Maçonaria mais sério e elevado.
Segue, a título de divulgação, o link e o conteúdo concernente ao curso de pós.
http://www.goemt.org.br/imprensa/?CategoriaCod=2&NoticiaCod=47

GOEMT convida Irmãos para aula inaugural do Curso de Pós-Graduação
GOEMT convida Irmãos para aula inaugural do Curso de Pós-Graduação
O Irmão Medson Janer da Silva, coordenador do II Curso de Pós-Graduação Latu Sensu de Filosofia e Fundamentação Maçônica, convida os Irmãos para a aula inaugural, no dia 26 de novembro de 2010, às 19h00, no Instituto Varzea-grandense de Educação e Cultura (IVE), em Várzea Grande. Os interessados que fizeram suas prévias inscrições e aqueles que ainda não fizeram as inscrições podem entrar em contato com a Secretaria do IVE, pelo telefone (65) 3388-8400.


O coordenador informa que as matrículas serão feitas no dia da aula inaugural, ou seja, dia 26 de novembro. Ele anunciou algumas facilidades para os acadêmicos, como a adoção do sistema semi-presencial a cada dois meses. “O aluno deve se fazer presente em uma aula e as outras serão em tele-conferência e material pela Internet”, explicou.

O curso tem 18 módulos, com sete módulos presenciais e os demais pela Internet e tele-conferência. Trata-se de uma grande oportunidade oferecida pelo Grande Oriente do Estado de Mato Grosso para os irmãos enriquecerem seus conhecimentos, enfim, tornarem-se pós-graduados em Filosofia e Fundamentação Maçônica.

Este II Curso de Pós-Graduação “Latu Sensu” de Filosofia e Fundamentação Maçônica será realizado em convênio com o IVE. No ano passado ele foi realizado em convênio com a Universidade Cândido Rondon. Segundo o professor Medson, o curso não só atingiu os objetivos, como acabou superando as expectativas.

Estarão presentes o Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Irmão José Simioni, o Grão-Mestre Adjunto, Irmão Ivo Cuiabano Scaff e várias autoridades maçônicas, bem como diretores do Instituto Varzea-grandense de Educação e Cultura.

publicada em: 14/11/2010 às 23:16, na categoria: Diversas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instrução de Companheiro Maçom

Qual é o seu motivo para entrar na Maçonaria?