Iniciação aos Estudos Maçônicos.




Quando convidamos alguns destemidos para pensar a Academia Maçônica de Filosofia a questão fundamental seria o pensamento crítico profissional acerca dos conteúdos estudados na Maçonaria, que são de domínio público, e propiciar bons textos a internautas interessados em Maçonaria.

Como se diz nos milhares de site, a Maçonaria é Filosófica, Filantrópica e Fraternal, isto é, congrega-se em um modo específico. A Filosofia da Maçonaria não é propriamente "da Maçonria", o legado da Filosofia Ocidental é que serve à Maçonaria sua base de fundamentação. Entre os vários legados será no Iluminismo sua base de lançamento e até mesmo "visita" a outras épocas da longa história da Filosofia.

Portanto a Academia Maçônica não tem e nunca teve vínculos com organizações que se intitula Maçonaria. Apenas é composta por pessoas que são participantes da Ordem ou que tenha conhecimentos em Filosofia ou campos do saber que interessam aos Maçons.

O motivo de erigir um espaço de produção em Filosofia que leva o adjetivo Maçônica não tem e não teve como mote montar uma enganação. Aliás, está escrito por todos os lados nossas intenções: divulgar filosofia.

A motivação é de maçons que observando o rico material de filosofia utilizado pela Ordem, quis propiciar o ensino desse conteúdo a outras pessoas. Não se pode dizer que o termo Maçonaria serja deste ou daquele grupo, pois seria como privatizar palavras da língua. Maçom é sinônimo de Pedreiro. Obviamente que há pessoas que se passam por maçom ou monta organizações com este nome para outros fins, especialmente para arrecadar dinheiro.

Em alguns casos aberrantes cabe mesmo a policia averiguar. No geral, mesmo aqueles que discordamos, há uma justa relação de "ensino" na qual se paga pelos ensinamentos. Em última instância é como se estivéssemos pagando por uma atividade cultural.

Algumas pessoas inciadas em grupos maçônicos "não-históricos" ficam furiosos ou desistem de estudar maçonaria. Os motivos são vários, mas penso que algumas pessoas, sobretudo de baixa escolaridade e até mesmo "analfabetos funcionais", tinham uma ideia equivocada do que é Maçonaria. Quando verificam que não conseguirá impor seus desejos pessoais de ganhar dinheiro e poder, se revoltam.

Foi pensando nesse contexto de pessoa estranhas que sempre batem á porta que resolvemos estimular uma boa leitura. Mesmo se decepcionando com o baixo nível cultural de pessoas que procuram ser maçom, há sempre pessoas interessadas em Maçonaria e que tem muito a contribuir. Como saber quem é quem? Não dá, temos que arriscar.

Os textos de qualidade que disponibilizamos tem esse propósito. Fornecer conteúdo de qualidade, ainda que ele copiado por outros que escondem a fonte, para ver se as pessoas cultas possa compreender o que é maçonaria não bela pena de lunáticos do Orkut ou Facebook que até são maçons, mas de nível cultural primitivo. Dizer que esses estão no lugar errada seria cometer um erro básico: afinal Maçonaria é uma escola para ajudar as pessoas que precisam. Será comum encontrarmos maçons ridículos, mas é por isso que existe essa escola. Formar "machos" em homens.

AMF


















Imagem do blog Alquimia Interior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o interesse em fazer da Síria a nova Bósnia?

Cuba elimina transmissão da Aids entre mãe e filho!

Raskolnikov me persegue