Paciência para explicar idéias complexas.


É comum dizermos que fulano é fascista ou comunista para fazermos um tipo de argumentação do terror. Queremos com essa afirmação enquadrar de vez nosso oponente com um distintivo repugnante; asqueroso.

Ao passarmos pela fase do debate fervoroso e nos colocamos com calma para pensar o que de fato defendemos e qual modo denunciamos, falta nos palavras. Esclarecer de fato em que acreditamos e denunciar o que consideramos absurdo parece-nos um trabalho quase impossível. 

A mesma sensação sentimos após nossa formação como professor de Filosofia. Sabíamos muitos conteúdos, porém, ao lançar na tarefa de ensinar, a coisa fugia totalmente ao nosso controle. Fazíamos exposições dos assuntos que julgávamos simples, extremamente corriqueiro e os alunos nada compreendiam.

Era  claro quando dizíamos “tudo flui”, uma simples frase, que expressa uma parte do pensamento de Heráclito. Explicar porém que tal máxima pretende expressar o movimento inerente a todas as coisas; que uma laranja está em constante movimento; era impossível. Simplesmente não havíamos apreendido esta coisa na Licenciatura.

O novo grade aprendizado era descobrir como montar estratégias para explicar o que pensávamos ser obvio.

A mesma situação se aplica para explicarmos nossas convicções políticas. Em épocas de “clic” da internet, e de “twiteres”, com seus micro textos ou mesmo ‘micro-expressão”, desenvolver qualquer idéia que vá além das frases de efeito imediato torna-se o maior desafio.

Defender sua posição politica de modo a não ser simplista torna-se um exercício quase impossível. Porém, o crescimento do neo-nazismo e do “direitismo” por várias partes da Europa prova que essas linhas de pensamento se valem das explicações muitos simples.

Se estou desempregado: imigrantes islâmicos.
Essa tese tem variações de acordo com a época da história e lugar. Se fosse na Turquia nos anos trinta poderia ser: “são os armenos e curdos”. Se nos USA hoje, “os terroristas”. Na Europa da época das cruzadas: “os infiéis que tomaram a terra santa”.

Em um dado momento, todos os medos e privações são debitados sobre um outro que é enquadrado como sendo “o bode expiatório”. Aliás, essa era uma prática que até onde sei estava vinculada a comunidades semitas. Não só de judeus.

Pode-se somar a prática do “bode expiatório” a prática de provocar o medo como método mais simples e barato de exercer o poder. Duas formas que podemos pensar ingenuamente serem do passado distante ou recente. Porém ela está mais do que viva na europa dos dias de hoje.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o interesse em fazer da Síria a nova Bósnia?

Cuba elimina transmissão da Aids entre mãe e filho!

Raskolnikov me persegue