Algumas Definições Importantes



Aprendiz Maçom
Aprendiz é aquele que aprende um oficio, ou uma arte. Em Maç\ é o primeiro Gr\ do Simb\ e refere-se ao neófito, ao principiante, que, simbolicamente, está aprendendo a arte de construir, ou Arte Real. O trabalho do Ap\ é na P\ B\ , que deve ser desbastada e esquadriada pôr ele, para se tornar cúbica. Evidentemente, isso é apenas Simbólico, em alusão aos antigos Maçons de Oficio, verdadeiros construtores.
Avental
Avental é a peça de couro, de pano ou outro material, usada no decorrer de certos trabalhos, para proteção do corpo, ou da roupa. Em Maç\ , o avental é o símbolo do trabalho e lembra o avental de couro usado pêlos esquadrejadores (canteiros) e entalhadores de pedra das corporações medievais de oficio, para proteção do corpo contra eventuais estilhaços. O avental do Ap\ é de couro, ou pelica, de cor branca e usado com a abeta levantada, em lembrança do avental dos canteiros, o qual cobria o peito, o abdome e parte dos membros inferiores.
Cadastro
O termo designa, entre outras coisas, o recenseamento, ou qualquer registro de pessoas ou coisas. O numero de registro de cada maçom, na Obediência a qual pertence, é colocado num cartão de identificação, que serve de documento para visitas a outras Lojas e Obediência, o Cadastro também é conhecido como CGO = Cadastro Geral da Ordem e CIM= Carteira de Identificação Maçônica.
Capitação
É o imposto que se paga por cabeça. Entre as contribuições pecuniárias devidas pelos membros de uma Loja, está a Taxa de Capitação, que é paga, anualmente, por todos os Maçons, essa Taxa é destinada à Obediência, e as Lojas são responsáveis pela sua cobrança e recolhimento em favor da Potência, o mês de pagamento é março.
Cinzel
É o instrumento cortante usado por gravadores e escultores, Simbolicamente o cinzel é um dos instrumentos de trab\ do Ap\ com o qual ele desbasta a P\ B\ , esquadrejando-a simboliza a razão e a inteligência.
Grão-Mestre
É o chefe do poder executivo Maçônico o supremo mandatário de uma Obediência, regularmente eleito pela maioria do povo Maçônico, para um mandato variável, conforme a Obediência. No GOB o mandato é de 05 (cinco) anos.
Geometria
Designa a parte da matemática que tem por objeto o espaço e as figuras que podem ser concebidas, ou a medidas das linhas, das superfícies e dos volumes, É uma das sete Ciências ou Artes Liberais da antigüidade. De origem egpicia, a Geometria foi levada a Grécia antiga como base da Arte de Construir, das relações triangulares e do circulo, da Astronomia e da medida das terras férteis ás margens do rio Nilo, serviu de fundamento filosófico para os sábios gregos, levando aos conceitos de Ordem, Equilíbrio e harmonia Universal, que seriam tomados, já desde os primórdios da Maçonaria moderna como obra divina. Como base da Arte de Construir, a Geometria é a principal ciência desse grande conjunto de ciências que é a Maçonaria.
Gutural
Designa tudo que é relativo à garganta ( em latim guttur) e, por isso designa também, a Saud\ do Gr\ de Ap\ - Sin\ Gut\ - vide Ritual de Ap\ M\ .
Interstício
Designa o intervalo de espaço ou tempo. Em Maçonaria, designa o tempo mínimo durante o qual o Obreiro deve permanecer em seu Grau - em plena atividade - para poder se promovido a um Grau superior. Esse tempo é variavável de Obediência para Obediência, mas é, geralmente, de um ano. Alem do Interstício legal, há necessidade, para promoção, da apresentação de trabalhos sobre o Grau.
Irmão
Designa o homem que, em relação a outro, tem os mesmos pais, ou somente o mesmo pai, ou a mesma mãe. Designa, também, o membro de uma confraria, o correligionário, o amigo inseparável, o frade sem ordens sacra, Sendo, a Maç\ uma confraria, uma Frat\ , os Maçons usam o tratamento de Irmão - Pod\ Ir\ , Eminente Ir\ , Sereníssimo Ir\ , para AAut\ Maçônicas - independentemente de implicações místicas a respeito do termo.
Loja
O termo surgiu, pela primeira vez, em 1292, num documento de uma GUILDA, organização de oficio medieval (ver "Síntese da Historia da Maçonaria").as Guildas de Mercadores adotaram a palavra para designar os locais de depósito e venda de produtos manufaturados, enquanto as Guildas artesanais a usaram para designar os seus locais de trabalho, ou seja, as oficinas dos artesões. Destas ultimas, originou-se o nome das corporações Maçônicas e a reunião dos seus membros.
Maço
É um instrumento de madeira rija, do formato de um paralelepípedo, com o cabo no centro, utilizado por escultores e entalhadores de pedra. É outro instrumento de Trab\ do Ap\ M\ o que atua sobre o Cinzel, na tarefa de desbastamento e esquadrejamento da P\ B\ Simboliza a força de caráter a serviço da razão e da inteligência. Do ponto de vista místico, simboliza o espírito atuando sobre a matéria (cinzel).
Maçom
É o Iniciado na Maçonaria, O termo é originado do francês: Maçom = Pedreiro o mais correto, para o membro da Maçonaria seria a expressão FRANCO-MAÇOM, ou PEDREIRO-LIVRE ( em inglês Free-Mason). É evidente que o Maçom só simbolicamente é um pedreiro, um construtor, já que o seu trabalho é na construção social e não na de edificações.
Maçonaria de Ofício, ou Operativa
Maçonaria é a arte de construir. A expressão Maçonaria Operativa, ou de Ofício, é o rotulo hoje aplicado às organizações de construtores, as quais floresceram na Idade Média e foram precursoras da Maçonaria dos Aceitos, ou Especulativa, que é a atual forma da organização Maçônica.
Maçonaria dos Aceitos, ou Especulativa
É a forma moderna de Maçonaria, na qual os Iniciados não são, necessariamente, ligados à arte de construir. Quando a Maçonaria de Ofício começou, no século XV a admitir homens não ligados, profissionalmente a construção, estes foram denominados MAÇONS ACEITOS ou seja: recebidos, admitidos.
Obediência
O termo, no caso da Maçonaria, significa, dependência, subordinação e se aplica à associação de grupo de Lojas, colocadas sob a direção de um Grão-Mestrado. Até 1717, as Lojas eram livres e os laços que as ligavam eram profissionais - na fase operativa -e fraternais, sem qualquer dependência comum. a 24 de junho de 1717, era criada a primeira Obediência Maçônica do mundo, a Grande Loja de Londres, a qual foi o ponto de partida para a adoção generalizada do sistema obediencial, A primeira Obediência criada sob a denominação de Grande Oriente foi a da França, em dezembro de 1717. Hoje, todas as Lojas são subordinadas, ou seja, são da Obediência do Grande Oriente ou de uma Grande Loja. É usado, também, em lugar da palavra Obediência o termo Potência, embora o primeiro seja o mais adequado.
Obreiro, ou Operário
É a designação de cada membro de uma Loja Maçônica, já que esta é uma Ofic\ de Trabalho.
Palavra de Passe
É um meio de reconhecimento de cada Grau, podendo ser pedida pelo G\ do T\ . Em alguns Ritos ela é transmitida no inicio e no final dos trabalhos.
Palavra Semestral
É a prova da regularidade e de freqüência. a mesma é enviada pelo Grão-Mestre, a cada seis meses, dela somente o Ven\ Mestre toma conhecimento, transmitindo aos Obreiros do seu Quadro, através da Cadeia de União.
Fonte Pesquisada:
Noticiário Cultural -José Castellani -Boletim do Grande Oriente do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O nada e o tudo: a internet