Racismo e o anonimato

A questão que mais dilacera no racismo, como na violência doméstica, é o silêncio. O silêncio neste caso não é salutar, como na vida contemplativa, no tempo necessário para meditarmos sobre as questões relevantes da vida. 

Neste caso, o silêncio é um abafamento, um sufocamento, um esganamento.

A primeira ação dos movimentos de combate a essas anomalias sociais deve ser  a reunião das pessoas com o mesmos problemas. É preciso falar e escutar para romper o isolamento; através da identificação com um outro, pode-se começar a elaborar as violências que atacam a identidade e tencionam mesmo dissolver o elemento mais fundante da pessoa humana: a identidade(seja ela étnica ou individual). 

O silêncio maçônico em nada deve ser semelhante ao silêncio da ditadura civil-militar. Aí será comum o silêncio da ignorância; atrás do famigerado segredo maçônico estará muito de não-saber. Lendo mais atento as linhas dos manuais maçônicos iremos encontrar que o segredo é na verdade o mistério da vida. Portanto, só faz sentido o silêncio maçônico nesse âmbito. 

Não será estranho se em breve a maçonaria se silenciar por completo sobre sua participação, ao menos com o apoio ideológico, na ditadura civil-militar. Aliás, vale lembrar que nos dias hoje a mesma se apresenta como se fosse a grande promotora da Revolução Francesa. Tomando para si até mesmo a tríade Iluminista: Fraternidade, Igualdade e Liberdade. Esquecendo-se por completo da história, que no contexto da França era uma colcha de retalhos difícil de sintetizar em poucas linhas. O mesmo ocorre com a Lei Áurea, na qual iremos encontrar até mesmo provas históricas de maçons abolicionistas. 

A contradição vem rápido e não é elaborada a contento. Como explicar que nos EUA, grande referência para a maçonaria brasileira, foi necessário a criação de uma Grande Loja só para negros? Exatamente pelo fato dos mesmos não poderem ser aceitos nas famigeradas Grandes Lojas? Para isto veja a Prince Hall. 

Enfim, o segredo maçônico não é abrigo para facistas, integralistas e burros de todas as espécie. O segredo maçônico é aquela ideia muito ordinária entre os místicos: o mistério da vida.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o interesse em fazer da Síria a nova Bósnia?

Cuba elimina transmissão da Aids entre mãe e filho!

Raskolnikov me persegue