A cracolândia!

Aqui em São Paulo cracolândia é uma área urbana na qual há muito uso de drogas, especificamente o crak. O lugar fica em uma parte do centro, próximo a Estação da Luz. Antiga zona muito importante na cidade.

O que ninguém se pergunta é como se produz as zonas "cracolândia".  Poucos conseguem fazer inferências para além dos olhos. Talvez uns poucos da arquitetura, saúde pública, etc... os profissionais do meio.

O que poucos se pergunta é em que medida a especulação mobiliaria provoca as cracolândias. Aqui não estou falando de teoria da conspiração; a produção aqui é muito mais um efeito do que um trabalho intencional.

Ao permitir que se tenha vários imóveis, que se viva de renda de aluguel; ao permitir que o centro inteiro seja imóveis de aluguel; que alguns possam ter vários imóveis para alugar; alguns ter vários prédios inteiros; tudo isso produz como efeito as zonas cracolândia.

Como é melhor ter imóvel de aluguel comercial, pois residencial tem implicações que não são interessantes para o proprietário, cria-se zonas fantasmas. Zonas desabitadas durante toda a noite; pois não há residências;

Mas jamais conseguiremos transpor esse modelo português que herdamos.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o interesse em fazer da Síria a nova Bósnia?

Cuba elimina transmissão da Aids entre mãe e filho!

Primeira Instrução do Aprendiz