O que a Filosofia pode ajudar na Escola?

Nada. E vamos mais, porque se delega à Filosofia tal tarefa? Porque não à matemática ou Língua Portuguesa, matérias que juntas devem compor 30% (conta aleatória) do tempo do currículo escolar. (5 a 6 aulas semana de matemática e 4 de português.

Ademais, e os Pais? o que eles podem ajudar à Escola? Pois ou a escola vira um orfanato e assume a paternidade Legal dos alunos, tendo que cumprir os aspectos inerentes à paternidade, ou uma Escola sem os Pais é o mesmo que move a lógica do consumo de "café sem cafeína". Quero dizer, na cultura de massa todos querem comer picanha gordurosa e não engordar. Querem ter filhos, mas não tem tempo para educá-los.

E nesse contexto é que se cobra da Filosofia resposta para resolver o problema de disciplina; ou ainda pior que a Filosofia "ensine" bons costumes aos educandos, que seja uma "doutrinação" "moral e cívica".

Portanto, a Filosofia não pode fazer nada pela Escola por simplesmente não ser possível  fazer algo. Escapa a ela tal capacidade e quem assumir e propalar que seja possível algo, ele também lhe venderá a picanha que não engorda. Ou o sexo sem compromisso, o café sem café, uma pizza  "magra", etc.

Não sei o que é pior, quem cria mentiras ou quem acredita.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o interesse em fazer da Síria a nova Bósnia?

Cuba elimina transmissão da Aids entre mãe e filho!

Primeira Instrução do Aprendiz