Filosofia e o intercâmbio na cidade


Evento Cultural

Mês Filosófico na Livraria Loyola

Filosofia e o intercâmbio na cidade!


1. Apresentação! 
Bom dia a todos e todas!

A cidade se caracteriza pela intensidade das relações humanas em um espaço delimitado sobre uma topografia. Assim podemos deduzir das descrições feita por Jacques Le Goff sobre a cidade medieval, na qual se intensificam os mais variados tipos de trocas entre as pessoas. E para além das trocas dos produtos, talvez sempre à sua margem, há uma intensa troca cultural. Deixando esse modelo de Le Goff, do qual somos de certo modo herdeiros mais imediato, podemos ir mais longe. Precisamente à Grécia de Sócrates e a sua enigmática praça, que também figura bem a cidade como troca mercantil e cultural. 
Creio que daqueles dias do século XIII aos nossos, a cidade conseguiu ao mesmo tempo mudar e permanecer com seus traços fundamentais. Apesar das suas atuais complexidades, sobretudo decorrentes do seu tamanho, ainda há muita troca nesses aglomerado de pessoas, nisso ela se mantém. E é desse "comércio cultural”, como traço persistente da cidade, destacamos como o motivador desse encontro de hoje, a tratar exatamente da Filosofia e da Cidade. 
Por ironia, a cidade que aglutina para intercambiar conhecimentos e produtos, pode, quando alcança os números das cosmopolis/metrópoles, produzir o seu contrário e estabelecer o anonimato e, consequentemente, a indiferença, freando sobremaneira as trocas culturais, quando não o próprio comércio dos produtos. Servindo exatamente como desagregadora das pessoas, pois passa ser nociva a eles e não mais como espaço de proteção e segurança como elementos básicos às demais trocas no seu interior.
Movidos por uma filosofia que busca conexão entre pensar e agir, e por isso mesmo por ser um exercício autêntico de encontros, esse evento é grato à vários atores, que normalmente ficam atrás do palco ou fora do foco, mas são fundamentais para essa mudança de cidade baseada no anonimato. São todos trabalhadores e trabalhadoras da Livraria Loyola, que passo a citá-los nominalmente: Alex Silva, Marcelo Silva, Fernando Pereira,  Bruna Cardoso, Wyni Castro, Felipe Goldoni, Bruno Facundes, Marcia Silva Souza, Josenberg Santos, Carlos Alberto Júnior, Ricardo Mendes, Carlos Henrique Reis, Lucia do Carmo.  
Restaria ainda os proprietários Terraço da Barão, que também somos gratos por firmarem parceria com a Livraria Loyola. 

2. Professor/palestrante e tema do dia:
Prof. Dr. Marcio Anatole
Tema: Filosofia esperança na cidade: superação da crise e saída não sacrificial. 

2.1. Formação Acadêmica
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1983), graduação em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1986), mestrado em Filosofia - Université Catholique de Louvain (1990) e doutorado em Filosofia - Université Catholique de Louvain (1993). Atualmente é professor da Faculdade Autônoma de Direito (FADISP) na graduação e nos programas de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Filosofia do Direito e Antropologia Filosófica, atuando principalmente nos seguintes temas: justiça, direitos humanos, modernidade, teologia e racionalidade Tradutor de várias obras como Filosofia Política, Filosofia Social, Filosofia da Comunicação, Compêndio de Sociologia, entre outras, todas publicadas pela Paulus editora. Coordena o grupo de pesquisa 'Justiça e Sociedade: Aspectos sócio-filosóficos de construção do Direito', grupo de pesquisa pertencente à linha 'Acesso à justiça e as Constituições' do programa de Doutorado da FADISP. Atua também como professor de historia e filosofia no Ensino Fundamental II e no Ensino médio da Rede pública do município de São Paulo

3. Exposição e participação do público 
- Duração entre 45 e 50 minutos. 
- Perguntas relacionadas ao tema exposto terão lugar no final da palestra. 

4. Observações Finais 
Certificados poderão serem retirados na Livraria. Como o professor palestrante irá assinar os certificados, pedimos a todos que se dirijam á Livraria para darem sequências nas conversas provocadas pela exposição. 

Muito obrigado a todos e todas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o interesse em fazer da Síria a nova Bósnia?

Cuba elimina transmissão da Aids entre mãe e filho!

Primeira Instrução do Aprendiz