Kora enquanto espaço para outros serem

Apresentação Evento Cultural
“Mês Filosófico na Livraria Loyola/Barão:
Kora enquanto espaço para outros serem!

1. Cumprimentos a todos presentes!
Bom dia!
         Começo esse evento cultural agradecendo a todos e todas aqui presentes. Cada um de vocês, portadores de vários saberes, compõe a essência desse encontro que é propiciar o intercâmbio de temas e pessoas interessantes e interessadas. Somos gratos ao Prof. Dr. Donizete José Xavier por aceitar gentilmente o convite que lhe foi dirigido. Certamente o tema que ele irá abordar aqui hoje em muito nos enriquecerá.
         A seguir não posso deixar de registrar que esse evento tem uma origem que desejamos hoje reproduzi-la novamente. A saber: um encontro para uma boa conversa.  Alias, assim surgiu o evento “Mês Filosófico”. De uma conversa despretensiosa, após outro evento cultural, ligada à literatura, promovido também por essa loja da Livraria Loyola, eu (Cídio Lopes de Almeida), Fernando, Alex e o sócio/proprietário da Livraria Vitor Tavares.
         Pessoalmente sou grato a eles por se disporem a levar essa ideia adiante em parceria com o Instituto Kora.  Aos demais editores também somos gratos, pois foram solícitos em encampar o projeto de descontos que todos poderão conferir no final da palestra.
         Se eu pudesse aqui resumir minhas pretensões com esse encontro, diria apenas Kora. O Instituto Kora, fundado pela psicanalista Myriam Habib, sempre se propôs o desafio de ser Kora, isto é, retomando aqui Platão na sua obra Timeu (52 a-b), aquele “espaço que permite outros espaços serem” ou na observação de Leon Robin na qual khôra “é o sujeito do devir”. Portanto, minha intenção, e creio que dos meus amigos da Livraria Loyola, tem esse modesto objetivo aventada lá no Timeu, ser espaço que fomente as ideias de cada um de vocês. E pela natureza de kora, permitindo exatamente diversidades de ideias, pois elas representam a singularidade que cada um de nós somos.
         Para finalizar essa apresentação geral do que é o mês filosófico, lembro da pessoa do “Sr Jair Canizela”, sócio-fundador da Distribuidora & Livraria Loyola, profissional livreiro há mais de 60 anos e falecido recentemente. Certamente ele apoiaria nesse encontro entre pessoas e ideias.

2. Palestrante do Dia.
O tema que o Prof. Dr. Donizete José Xavier será Paul Ricoeur, filósofo das fronteiras.
2.1. Formação
         Possui Bacharelado e Licenciatura em Filosofia e História pela Faculdade de Filossofia Ciências e Letras das Faculdades Associadas do Ipiranga (1993). Bacharelado em Teologia pelo Instituto Teológico Pio XI (1996) e Mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção (2002). Doutor em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
         Informo ao professor que nosso plano consiste em uma exposição de 45-50 minutos. Seguida de perguntas dos participantes.
         Passo a palavra.
(45-50 minutos)
3. Finalizando o Encontro
         Mais uma vez, obrigado a todo e todas. Aproveito para fazer dois convites.
         O primeiro é para o próximo sábado, nesse mesmo horário e local, para a palestra:
Filosofia esperança na cidade, com o Prof. Dr. Marcio Anatoli.

         Para finalizar, convido a todos e todas para se dirigirem à livraria em frente. Faremos alguns sorteios de livros e o café será cortesia. Boa prosa e bom sábado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o interesse em fazer da Síria a nova Bósnia?

Cuba elimina transmissão da Aids entre mãe e filho!

Primeira Instrução do Aprendiz