A Universidade da Confederação Maçônica Simbólica do Brasil - CMSB: as voltas do mundo






A Universidade da 

Confederação Maçônica Simbólica do Brasil - CMSB: 

as voltas do mundo



Prof. Me. Cídio Lopes de Almeida, MM

amf3.com.br



Já fazem 10 anos que nosso projeto AMF3 propícia aos leitores conteúdo acadêmico que procura propagar a filosofia como exercício de vida. 


Como sempre avisamos em todos os lados, não há exemplo mais oportuno, robusto, histórico, de filosofia como prática de vida como o da Instituição Maçonaria. 


Não se trata de uma associação de filósofos, como temos a ANPOF, mas de pessoas que se dedicam a vivenciar a filosofia nas suas vidas cotidianas. 


Como profissional de filosofia, graduado e metrado, esse modelo de vivência filosófica sempre foi meu objeto de estudos e pesquisas. Interessa-me a filosofia que se insere no cotidiano, portanto essa pedagogia ou metodologia em tornar um saber que perpassa a vida das pessoas nos seus mais diversos labores.


E o mundo deu volta, em 2020, pois se para alguns a iniciativa AMF3 que trabalhamos desde 2010 parecia não ser compatível com o que seja a maçonaria, a iniciativa da CMSB - Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil está para nos indicar que aquela “picada na mata” agora vira uma via pública.


Para o público fora da Maçonaria, a CMSB congrega 27 Grandes Lojas Maçônicas no Brasil. Sendo em São Paulo a Grande Loja do Estado de São Paulo - GLESP.  


Observemos ainda um outro detalhe nos cursos ofertados, outra indicação que sempre falamos; Os promotores dos cursos são na sua maioria egressos dos Cursos de Pós-graduação em Maçonaria. 


Façamos votos de que a qualificação de parte dos obreiros dessa sociabilidade filosófica seja aquele “sal” que transforma a massa. 


Da nossa parte, continuamos nossa oferta de formação em filosofia prática, eminentemente inspirada na Maçonaria. Tratando de modo profissional toda a pedagogia e a filosofia que são inerentes à histórica contribuição da Maçonaria para a sociedade brasileira. Sem jamais profanar, mas qualificar os seus praticantes. 


Enfim, indicamos dois link: O primeiro veicula no site da GLESP a notícia dos cursos da CMSB. O segundo link já direto no site da CMSB. 


GLESP:

https://www.glesp.org.br/?noticias=unicmsb


UniCMSB:

https://cmsb.org.br/unicmsb/


Biblioteca UniCMSB:

https://cmsb.org.br/biblioteca/



AMF3 -Escola de Filosofia Prática

https://amf3.com.br/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O nada e o tudo: a internet