Maçonaria na Universidade

Obs.: O contúdo do post foi também publicado em https://amf3.com.br/work/maconaria-na-universidade. Contexto por onde tenho levado o projeto AMF3 Escola de Filosofia adiante.  


O projeto Maçonaria na Universidade visa inserir o tema da maçonaria como fenômeno social no circuito formal da pesquisa acadêmica. Apesar da sua grande capilaridade social entre nós brasileiros, salta aos olhos a ausência da maçonaria como objeto de pesquisas de mestrados ou doutorados.

 

Só muito recente alguns trabalhos têm logrado esse êxito. Pontualmente só existe uma revista que se enquadra nesse requisito, a Ciência & Maçonaria editada pelo Confrade Ir.’. Kennyo Ismail, sendo classificada pelo sistema Qualis Capes em B2. Ademais, quando buscamos nos bancos de dissertações de mestrados e teses de doutoramentos no sistema Capes, temos duas situações que denotam essa pouca presença. Os trabalhos existentes são muito recentes, sendo otimista dos últimos 15 anos. E algumas áreas, não conseguimos localizar trabalhos, nomeadamente no Campo das Ciências das Religiões foi localizado um trabalho de mestrado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, mas até o momento não encontramos no Brasil doutorados nesse campo que trate sobre o tema da Maçonaria.

 

A Maçonaria não é religião no sentido dos monoteísmos majoritários na nossa cultura. Contudo, como fenômeno social partilha vários tópicos com as religiões hegemônicas, podendo citar preocupações éticas e os desafios atinente à vida comunitária. Considerando uma Loja Maçônica uma comunidade, podemos notar que no interior há dinâmicas sociais que enfrentam os mesmos desafios das comunidades religiosas habituais. E nesse quadro, pesquisar a maçonaria no âmbito de Mestrados e Doutorados em Ciências das Religiões é uma estratégia que visa fornecer qualificação à pesquisadores acadêmicos que desejam contribuir com os potenciais éticos e sociais de modo profissional dessa sociabilidade ilustrada que está engajada em vários projetos sociais e culturais entre nós brasileiros.  

 

Nesse quadro, nós do Grupo de Trabalho Maçonaria na Universidade convidamos a vossa Instituição fazer parte conosco dessa jornada.

 

Como apoiador Institucional, você terá a visibilidade nos circuitos da pesquisa profissional e formal por todo o Brasil. O que retorna no posicionamento da sua marca institucional como promotora da pesquisa altamente qualificado em cenário nacional, sobretudo em meios de profissionais acadêmicos e corporativos altamente qualificados e engajados nos seus respectivos campos profissionais.

 

 

Prof. Me. Cídio Lopes de Almeida,

doutorando em Ciências das Religiões,

Faculdade Unida de Vitória

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o interesse em fazer da Síria a nova Bósnia?

Cuba elimina transmissão da Aids entre mãe e filho!

Primeira Instrução do Aprendiz