Formação Cultural do Aprendiz Maçom 012 Certificado




Certificado - Avaliação





Introdução

Avaliar é dá uma olhada para trás. Ver o que acabamos de fazer e depois pensar se era isso mesmo; se quero continuar ou encerrar.

Tomarei três caminhos nessa finalização. O primeiro é o de um balanço do percurso. O segundo é para aqueles que dessem aprofundar esse percurso. E o terceiro é o próximo curso.


1. Primeiro processo: avaliar o que fizemos.

O projeto inicial era direcionado ao esclarecimento das pessoas. No contexto do Brasil no qual a intolerância religiosa cresce a cada dia, a maçonaria também é difamada sistematicamente. A ideia, portanto, era ofertar conteúdo de qualidade para informar de modo adequado o que é essa “sociedade”.

Nesse sentido, nesse momento que escrevo esse texto, um mês depois de lançar a Formação do Aprendiz Maçom, estamos contente com os resultados da procura. Mais ainda surpresos com os contatos via Watsapp; quantas pessoas interessantes; no geral são pessoas que estão espalhadas por esse Brasil imenso e são provas vivas de uma inteligência persistente.

No que toca ao curso, vamos continuar com essa marca de ser algo transparente, franco; ensinando a orientar de modo adequado certos anseios iniciais sobre o que é a maçonaria. Você falará diretamente com alguém humano, lhe respondendo dúvidas; lhe dissuadindo de fantasias, etc.

Esperamos continuar ajudando pessoas a compreender o que é Maçonaria. A decidir de modo honesto que “isso não é para mim” ou “que isso me interessa”.

Nosso interesse não é o seu dinheiro, mas sua capacidade humana de compor com outros humanos.


2. Segundo processo: Certificado de Extensão Cultural.

Nossa intenção inicial sempre foi divulgar de modo didático o que é maçonaria. Ofertar material para esclarecer as pessoas; propiciar a elas a experiência transformadora do conhecimento organizado, articulado e profundo. De modo livre, mas nem por isso sério e bem elaborado. O “valor” fundamental é esse.

Contudo, como é próprio do método maçônico, o caminhar nos revelam coisas. E aprendemos muito na caminhada, por isso adicionamos a ideia de conferir certificado para quem assim desejar.

Para ter um certificado de que percorreu um percurso de formação cultura, sob a orientação de um professor, vamos solicitar uma série de atividades. Não faz sentido “certificar” algo sem termos a certeza de que a pessoa cumpriu a apreensão das ideias expostas no Curso de Formação do Aprendiz Maçom. Será equivalente a 30 horas aulas e conterá uma série de regras. Você poderá ter todas elas “aqui”


3. Terceiro processo: O próximo curso para Formação do Companheiro Maçom.

Na maçonaria que habitualmente vemos por aí, essa que encontramos templos pelas cidades do interior do Brasil, temos 3 graus de formação. O Aprendiz é o primeiro. O segundo é o de Companheiro Maçom e o terceiro grau é o de Mestre Maçom.

O próximo curso será o relativo ao grau de Companheiro Maçom. Ele terá um pouco mais de conteúdo e será destinado a quem já passou pelo anterior. Em função da quantidade informação e da exigência de dedicação, ele será feito apenas para um seleto público. A primeira etapa ou prova será justamente ter feito a parte certificada do curso de Formação do Aprendiz Maçom.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o interesse em fazer da Síria a nova Bósnia?

Cuba elimina transmissão da Aids entre mãe e filho!

Primeira Instrução do Aprendiz