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Professor de Filosofia particular.

A educação não deve ser "formação" e sim "transformação". Assim pensa Nietzsche. Transformar é pertinente não só pelo fato de Nietzsche ter dito. A questão é a força do argumento que encerra a coisa. Tranformar é partir de dentro. Formar é adequar a um fim, um thelos. Claro, isso para a Igreja é aberrante, pois como destituir o fim dado por Deus ao ser Humano? O problema é que em nome deste tal fim sagrado se nega a essência da vida, nega-se a própria vida. E a vida? Onde ela fica? Por que a vida então? O trabalho de transformação é portanto terapêutico. Pois cuida do individuo e seu dentro, sua história. Mas onde fica os avanços tecnológicos, o novo Deus medieval? Bem, é possível sim pensar em aquisição de conteúdos de fora, produzidos pela comunidade científica ou mesmo pelo próprio indivíduo. Mas o foco da educação básica tem que ser o indivíduo. Tem que ser personalizada. Alguém já riu. Como pensar educação personalizada, já que é sólido conceber educação como u

Dia Mundial da Filosofia

"Celebrado pela UNESCO toda terceira quinta-feira de novembro desde 2002, o Dia Mundial da Filosofia acontece este ano em 18 de novembro de 2010." retirando de www.unesco.org

Ao professor do Colégio Biotécnico

Quero agradecer ao professor Admilson, do Colégio Biotécnico, por ter indicado o nosso site como sendo "interessante" para seus alunos. Os acessos oriundo deste site assinala certo interesse pelo conteúdo que publicamos. Obrigado. Prof. Me. Almeida

Filosofia e Lusofonia

Em um blog o texto curto parece ser o que se mais pratica. A pergunta é se isso contribui para alguma coisa na vida das pessoas. Mesmo assim, o desafio é por logo as idéias e rápido já transmitir algo. Neste sentido: qual a contribuição da língua portuguesa para o mundo da Filosofia? No caso do ensino de Filosofia como elemento de formação humana em escolas de formação de base qual a contribuição produzida em língua portuguesa. Portugal, como metrópole colonial, contribui com o que para o ensino de Filosofia? Espero contribuição dos falantes de língua portuguesa espalhados pelo orbi terrestre.

Esoterismo: qual a melhor escola?

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click na imagem para verificar a fonte dela. Lembro-me de que certa vez tomei na mão um pequeno livro no qual dizia: a melhor escola é aquela que não cobra para iniciar ninguém. Depois de certo tempo, já mais inteirado do que é ser iniciado,continuo pensando que essa observação vale para termos em mente que há muitos picaretas lidando com coisas sérias. Existem valores monetários necessários para qualquer atividade, não temos nos dias de hoje muitas condições de mudar o império do capitalismo. De certo modo um batismo em uma Igreja requer certos objetos e custos que os fieis é quem arcam com esse serviço religioso. Mas daí chegarmos a "pedilância" das igrejas é outra história.

A Escola está morta.

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Esse é o título de uma obra do discípulo de Invan Ilich. Muito pertinente. Mas esqueceram de dizer que a família também está morta. Quem matou as duas? Simples, o poderoso consumo de massa. almeida

Gurdjieff, algo estranho.

Bem, vamos lá. Gurdjieff que nos é apresentado pela biografia de T. de Hartmann é, como já disse em outro post, algo estranho. Nas linhas finais do livro do casal Hartmann existem algumas deixas muito estranhas, pois Olga de Hartmann nos diz que G. lhe pede para fazer coisas que não pode dizer, mas ela se recusa. O marido estava em outro lugar e doente. A pouco, vasculhando na internet, encontro que nos USA existem alguns possíveis filhos de Gurdjieff. Enfim, somos levados a pensar coisas diversas dessa figura controversa. Pelas descrições de T. de Hartman e de sua esposa, nota-se que Gurdjieff é estranho e possessivo. Rispido e etc... Certamente é preciso se perguntar pelo contexto desta figura. Totalmente oriental, russo, sufi. Tradições sempre estranhas para nós ocidentais. Estranho aqui não no sentido que se trata de algo descabido, cometendo o mais básico etnocentrismo, mas um reconhecimento de que se trata de uma tradição diferente da nossa ocidental e que nesse momento e