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Rito de York

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 A maçonaria enquanto uma sociabilidade baseada em Filosofia de Vida faz uso de métodos para poder organizar sua rotina semanal de encontros. Habitualmente os adeptos denominam esta organização de “Rito Maçônico”. Existem alguns ritos praticados/utilizados na Maçonaria brasileira, sendo o Rito de Yord um deles. No livro Rito de York o autor Izautonio Machado se dispõe a discorrer sobre este método. Pelo que interessa aos praticantes desta metodologia, bem como aos demais maçons e o leitor em geral interessando em conhecimentos deste fenômeno social que é a maçonaria. Lançamento em breve. Os interessados podemo entrar em contato direto no contato indicado na foto acima.  

Capoeira, Hip Hop e Umbanda

  A Capoeira e o hip hop são expressões culturais que emergiram em contextos históricos distintos, mas compartilham semelhanças notáveis. Ambas representam formas de resistência, empoderamento e expressão artística para comunidades marginalizadas. A Capoeira, uma arte marcial brasileira, desenvolveu-se durante o período colonial no Brasil, quando os escravos africanos encontraram na dança e na luta uma maneira de preservar sua cultura e resistir à opressão. Com movimentos graciosos e acrobáticos, a Capoeira transcendeu seu propósito original e se tornou uma expressão cultural que une elementos de dança, música, jogo e filosofia. Da mesma forma, o hip hop, originado nas comunidades negras e latinas de Nova York na década de 1970, foi uma resposta criativa à opressão social e racial. O hip hop abrange a música, a dança, o grafite e a poesia falada, e oferece uma plataforma para contar histórias e expressar perspectivas sociais e políticas. Tanto a Capoeira quanto o hip hop são formas de

AMF3 Escola de Filosofia

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Prof. Me. Cídio Lopes de Almeida - 2010 Estamos de volta ao amf3.org, por onde tivemos 1.177.894 de leitores e leitoras desde 2010. Por aqui já temos algo como 922 posts.  Em breve farei uma plano geral do site, numa página com um roteiro dos conteúdos.  Prof. Me. Cídio Lopes de Almeida - 2023

Assim falou Zaratustra de Nietzache

  Assim Falou Zaratustra" de Friedrich Nietzsche: I. Prólogo A. Apresentação do personagem central: Zaratustra B. Zaratustra desce das montanhas para a sociedade humana II. Os Discursos A. Discurso do Prólogo B. Discursos sobre o Além-Humano e a Vontade de Potência C. Discursos sobre o Eterno Retorno D. Discursos sobre o Super-Homem e a Transvaloração dos Valores III. As Transformações de Zaratustra A. Zaratustra como profeta solitário B. Sua jornada de autoaperfeiçoamento C. Encontros e diálogos com várias figuras simbólicas IV. Temas Filosóficos Abordados A. Morte de Deus e crítica ao niilismo B. Vontade de Potência como força vital C. Transvaloração dos Valores e crítica à moralidade tradicional D. Eterno Retorno e aceitação do destino V. Sobre o Super-Homem A. A visão do Super-Homem como o próximo estágio da evolução humana B. A superação do homem atual e a busca pela auto-superação VI. Conclusão A. Zaratustra decide partir novamente para as montanhas B. Reflexões finais sobre

O Nascimento da Tragédia em Nietzsche

  "O Nascimento da Tragédia" de Friedrich Nietzsche: esquema da obra I. Introdução A. Contexto histórico e filosófico B. Apresentação da tese central do livro II. A crise cultural e a arte trágica A. Análise da cultura contemporânea e sua decadência B. A importância da arte trágica como resposta à crise C. Exploração da relação entre o apolíneo e o dionisíaco III. O apolíneo e o dionisíaco A. Explicação das características apolíneas B. Explicação das características dionisíacas C. A interação entre o apolíneo e o dionisíaco na arte trágica IV. A tragédia grega e a visão de mundo trágica A. Exame da tragédia grega como a forma artística mais elevada B. A relação entre a música, o coro e a tragédia C. A visão de mundo trágica como afirmação da vida V. A influência socrática e a ascensão do racionalismo A. Crítica à influência socrática e platônica na cultura ocidental B. A repressão do dionisíaco e o surgimento do racionalismo C. Exploração dos efeitos negativos do racionalism

Distinção em Pierre Bourdieu

  "Distinção", de Pierre Bourdieu, é uma obra sociológica que analisa as formas de desigualdade e hierarquia social na sociedade contemporânea. O livro aborda as relações entre cultura, poder e classe social, revelando como as preferências estéticas e culturais são utilizadas como instrumentos de distinção social. O conteúdo da obra pode ser resumido em três pontos principais: Campo Social: Bourdieu introduz o conceito de "campo" para descrever os diferentes domínios de atividade social nos quais os indivíduos estão envolvidos, como arte, literatura, educação, política, entre outros. Ele argumenta que esses campos são arenas de luta simbólica, onde os agentes sociais competem por recursos e poder. A posição ocupada por um indivíduo em um campo determina sua capacidade de acumular capital social, cultural e econômico. Capital Cultural: Bourdieu destaca a importância do capital cultural na reprodução das desigualdades sociais. O capital cultural refere-se ao conjunto

O Grau 33 da Maçonaria

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  O Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA) é um dos mais elevados graus maçônicos, conferido aos maçons que alcançam um alto grau de conhecimento e dedicação à ordem. Abaixo estão alguns tópicos dos principais conteúdos trabalhados no Grau 33 do REAA: Filosofia e Espiritualidade: Exploração de temas filosóficos e espirituais relacionados à busca do conhecimento e ao aprimoramento pessoal. Reflexão sobre a natureza da existência, a relação entre o homem e o divino e a compreensão do propósito da vida. História da Maçonaria: Estudo aprofundado da história da Maçonaria e dos principais eventos que moldaram a ordem ao longo dos séculos. Análise dos grandes personagens maçônicos e sua contribuição para a evolução da Maçonaria. Simbolismo: Exploração dos símbolos maçônicos e seu significado profundo, relacionando-os à jornada de autoconhecimento e transformação interior. Investigação dos s