O que é Teologia



Em seu sentido literal, é o estudo sobre Deus (do grego θεóς, theos, "Deus"; + λóγος, logos, "palavra", por extensão, "estudo"). Como ciência tem um objeto de estudo: Deus. Entretanto como não é possível estudar diretamente um objeto que não vemos e não tocamos, estuda-se Deus a partir da sua revelação. No Cristianismo isto se dá a partir da revelação de Deus na Bíblia. Por isso, também se define "teologia" como um falar "a partir de Deus" (Karl Barth).

Comentários

  1. Preste bem a atenção, se eu falar que conversei com Deus, ninguém se escandaliza. Agora, se eu proferir que Deus não existe, aí sim, é um Deus nos acuda, o que a religião faz com as pessoas, elas passam a pensar ao contrário. O que é mais concebível, falar com um Ser que eu não vejo e nem toco, ou simplesmente dizer que Ele não existe, pergunto. Por isso, eu sempre afirmo, o Cristianismo interceptou uma evolução fantástica do pensamento humano, ou seja, a Filosofia que, certamente, iria substituir a Religião, tanto assim que para se manter, a Igreja usufruiu de seus ensinamentos, adaptando-os à Nova Religião Romana, em outras palavras, a Igreja Católica.
    Devo dizer que tenho um apreço muito grande pela Maçonaria. Como professor de História, digo que ela sempre esteve presente nos momentos mais difíceis da História, sempre incomodando os algozes da humanidade.

    ResponderExcluir
  2. Teologia é outro problema sério, como o homem pode estudar o que Deus pensa, pra mim, isto é façanha de deuses, claro, se eu acreditasse em Deus e em deuses, porque na verdade sou ateu, nunca tomei café com Deus, gostaria até. Eu, dentro da minha ignorância, e, perdoem-me os teólogos, eu acho tudo isso um perder tempo, não os condeno e devem continuar estudando Deus, porque segundo nosso grande filósofo esquecido, Farias de Brito, grosso modo, o espírito humano é formado de infinitos infinitos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por ler e participar do nosso blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Elle

Instrução de Companheiro Maçom

10 motivos para você não ser maçom