Maçons Famosos

Isto mais se trata de uma piada, mas por quê?

É comum encontrarmos listas de maçons famosos. Nas Lojas Maçônicas é muito frequente chegar essas listas de Maçons famosos. A pergunta é, sim, fulano foi maçom, o que isso implica na minha vida hoje?

A segunda questão é, será que todos os nomes citados são de fato Maçom?

Penso que tem muita gente que não foi maçom, mas é incluído na lista, segundo, muitos maçons só participaram dessa associação de promoção do conhecimento na medida que a maçonaria tem várias fases. De modo que alguém que foi maçom entre 1800 - 1899 jamais seria maçom hoje.

O texto não pretende desenvolver o assunto, só lançar idéias.

Nesse sentido o que temos hoje é uma "maçonização" de qualquer pessoa famosa. Não vejo a hora de Silvio Santos virar um 'maçonizado', preferencialmente assim que o bom comunicador passar dessa para outra.

A resposta para esse efeito maçonizante se dá pelo fato de pessoas intelectualmente limitadas quererem tirar proveito da Maçonaria. Os proveitos são vários, o mais comum é a ideia de aparo e elevação do status quo, isto é, ser alguém importante. Logo, se alguém importante fez parte e eu faço parte, eu sou importante. Para os pequenos picaretas, aqueles que vendem maçonaria, é uma retórica constante recorrer a lista dos Presidentes dos EUA. Para cooptar os evangélicos, lá vai uma lista de Padres e Pastores maçons.

Enfim.... www.academiamaconicadefilosofia.org.br 









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elle

Instrução de Companheiro Maçom

10 motivos para você não ser maçom