O Rito Escocês ou REAA

O Rito Escocês é um material didático utilizado pela maçonaria como forma de orientar os trabalhos em Loja. A exemplo das escolas ordinárias de educação básica que utilizam este ou aquele material didático o mesmo acontece na maçonaria.

Portanto, a expressão rito nada mais é que uma fórmula padrão para orientar as reuniões. A exemplo de um missal da Igreja Católica Romana. No caso da a maçonaria brasileira convencionou-se trabalhar com alguns "materiais didáticos" que são Rito de York, Schroeder, Rito Escocês, Moderno e Adoniramita.  Existem algumas variações entre eles, como um Rito Brasileiro, o Rito de York Americano(USA).

A grande sabedoria histórica desses materiais foi ter conseguido administrar o interesse de todo mundo em montar seu rito, seu material didático. Conseguiram, ao longo do tempo, fazer com que apesar de vários ritos veicular uma base filosófica de formação unificada.

No caso do Brasil o Rito Escocês é o mais adotado. Chegando a quase 90% das lojas em território nacional. Uma das possíveis explicações por esta dileção seja a cara "religiosa" do Rito. Contudo, trata-se de uma afirmação baseada no achomentro sem pesquisa empírica para averiguar os motivos dessa presença do Rito Escocês. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elle

Instrução de Companheiro Maçom

10 motivos para você não ser maçom