Gnose ultrasecreta!




Estive na Virada Esotérica. Depois dessa epifania vou partilhar algumas verdades com todos. Na verdade, tais verdades só se justificam na medida em que são reveladas. O que quero dizer é que preciso revelar algo; não importa o quê. O barato é revelar. rssss


Caros leitores desse blog, acostumados com minhas ponderações. Penso que o assunto esoterismo tem cada coisa, passível de serem tratadas não pela teologia ou filosofia, mas por um médico psiquiatra.

O primeiro público são os tais "líder", "guru", etc. O segundo grupo a ser tratado será os "seguidores". Os dois contigentes de pessoas precisam ser analisados com paciência.

Em termos de coisas visíveis, coisas próprias do nosso mundo humano, os índices ou indícios são:  1) Vários livros escritos por uma única pessoa; 2) O governo do espaço ou do legado ser feito por apenas uma pessoa.

Em condições humanas dificilmente se escreve vários livros que tenha algum valor filosófico(falo do curso de Filosofia, cursado em 4 ou 3 anos de faculdade); Mesmo do ponto de vista teológico, espiritual, antropológico, pedagógico, enfim, em geral são poucos livros; versar de viagens estelares à plantação de verduras é algo complexo e o mais comum é um ser humano escrever apenas sobre alguns setores.

A segunda questão é o governo do "espaço". Se nele é o líder que manda; pode saber que isso não dá muito frutos. Uma coisa é ser dono da Loja, da venda, de uma escola; outra coisa é ser o dono da religião ou da gnose em questão. Estou falando desse segundo estilo.

Todos nós conhecemos os dois modelos. Seja Triguerinho, com suas viagens aos mundos dos Erks(santo deus....) ou o "Fundação Harmonia".  Sempre lembrando que tais envolvidos nos nomes citados tem o Direito Legal e democrático de existirem. E que se alguém a quem eles precisam prestar contas é ao Estado. O que se pode encontrar pela internet são reclamações de várias pessoas, mas sem serem encaminhadas a outra esfera para além da opinião pessoal dessas pessoas.

Em ambas as citações o que posso fazer, no exercício do meu direito de expressão, é expressar que são ideias e formas de governo com as quais eu discordo. Penso que não são democráticas e não são "negócios" no sentido ordinário do termo; onde se pode exercer o governo segundo o desejo do proprietário.

Não raros os casos, tais experiências, não sendo as citadas acima, extrapolam os limites Legais. Podemos lembrar de Jim Jones como o mais famoso. Porém, vamos além, temos "jesus a verdade que marca", no sul de minas, etc.

Portanto, um governo coletivo em geral afugenta os gurus. Em seguida, que a produção não recaia sobre apenas um "iluminado". Nesse ponto destaco como positivo todos os escritos multifacetado que há no bojo denominado Antroposofia. Steiner escreveu bastante, mas, em geral, nos seus textos o que ele faz são pensamentos no âmbito da filosofia, uma espécie de ontologia geral; o que resulta, posteriormente, vários indivíduos trabalhando dentro daquelas coordenadas filosóficas; donde surge uma Weleda, uma Agricultura Biodinâmica, etc....

Mas vejamos, existe uma amplidão de literaturas e pessoas. Como também uma variedade de iniciativas que são apenas inspiradas pela Antroposofia. Mesmo com toda essa diversidade e qualidade filosófica que pessoalmente já atestei, será comum encontrarmos pessoas tecendo considerações que tal "conglomerado" prática uma endogamia intelectual. Imaginemos então quando não há tal esforço.

Portanto, sobre a revelação, temos que nos livrar dos traços acima. Depois, ainda falta as teorias malucas que são mais um quebra-cabeça para reter as pessoas. Não levando a lugar nenhum; não fazendo nada na vida dos iniciados; além de tomar o seu tempo.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elle

Instrução de Companheiro Maçom

10 motivos para você não ser maçom