Filosofia aplicada!

A filosofia é uma área de pensamento eminentemente teórica. É daqueles campos, como a matemática, que as vezes nos causa dúvidas acerca de seu papel, pois somos levados a "pensar" que qualquer saber deve ser aplicado na vida prática.

A prática em filosofia é na verdade um pensamento sobre a ação, portanto sobre a ética. Outra possibilidade prática da filosofia pode ser ainda a reflexão sobre o "gosto", isto é, como apreciamos obras de arte ou questões vinculadas ao belo e à beleza.

As possibilidades acima estão enquadradas dentro da Filosofia desenvolvida no Ocidente, ou seja, países da Europa e suas colônias. Existe um debate caloroso em torno da questão se há uma Filosofia Oriental, indiana, por exemplo.

Para alguns existe sim um pensamento muito bem elaborado dentro da cultura indiana e mesmo chinesa. Contudo, isso não quer dizer que ele seja filosófico, pois não precisa ser assim para podermos considerá-lo. Para outros, entre os quais Mircea Eliade, Heinrich Robert ZimmerJoseph Campbell existe sim uma filosofia do oriente. 

Entre os livros de Mircea Eliade temos Yoga - Imortalidade e Liberdade como exemplo de que a Filosofia pode ter uma prática que vá além do círculo meramente de pensamento sobre pensamento. Outro exemplo, mais próximos aos brasileiros, é a escola de formação humana denominada de maçonaria. Sem falar da Filosofia Clínica na qual os saberes da Filosofia, sobretudo partes desse saber, são acomodados para o atendimento filosófico de pessoas e suas questões existenciais. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elle

Instrução de Companheiro Maçom

10 motivos para você não ser maçom